A Prefeitura de Mogi das Cruzes está com um ritmo acelerado na recuperação das suas estradas rurais, um trabalho fundamental para a economia e segurança da cidade. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vem realizando, nas últimas semanas, uma grande obra de recuperação do pavimento na Estrada Jinichi Shigueno, que conecta a rodovia Mogi-Salesópolis à Vila da Prata. Até agora, quase 2 quilômetros já foram recuperados, com a aplicação de 401 toneladas de material fresado – que é o asfalto antigo raspado e reutilizado, garantindo uma superfície de tráfego de qualidade.
“Estamos trabalhando na Jinichi Shigueno e também realizamos a manutenção periódica em todas as estradas vicinais de Mogi das Cruzes”, explicou o secretário Joaz Batista. Ele destacou que a prefeita Mara Bertaiolli é enfática na determinação de manter a manutenção da cidade sempre em dia, incluindo as estradas vicinais, que são vitais para a economia local.
Esses serviços não visam apenas melhorar as condições de tráfego e a segurança para os motoristas, mas são cruciais para o escoamento da produção agrícola da cidade, atendendo a uma das principais demandas dos produtores rurais.
Balanço dos Serviços: Zonas Rurais de Mogi a Todo Vapor!
Este ano, diversas estradas já foram beneficiadas com as ações da Secretaria de Serviços Urbanos. Um dos pontos de destaque foi a Chácara Santo Ângelo, em Jundiapeba, uma importante área de produção de hortaliças. Cerca de dez vias foram atendidas com nivelamento e cascalhamento, desde a Estrada da Chácara Santo Ângelo, que é o principal acesso, até vias secundárias como as ruas Kobayashi, Zé Vieira, Yoshida, Suzuki, dos Baianos e das Torres. As boas condições dessas estradas impactam diretamente na economia dos pequenos produtores que abastecem a região.
Os trabalhos incluem não só o nivelamento e o cascalhamento, mas também a roçada da vegetação às margens das vias e o reparo de buracos em trechos asfaltados.
Outras estradas que já receberam melhorias em 2025 incluem a do Taboão Parateí, a Estrada do Cogumelo e diversas vias do Cocuera, como Estrada do Capixinga, Ken Saito, Iguri, Ramal dos Batistas, Estrada do Leme, Estrada Mikio Senda e Ramal do Senda.
Ainda foram beneficiados o ramal Heguri-Cocuera, Estrada do Chinês, Rua das Margaridas, Rua Orquídeas e Rua Rosa na Vila Moraes, Estrada Professora Marilda Strazzi e Estrada do Sato – Conjunto Jefferson, Estrada Hachiro Nishie – Porteira Preta. Serviços de tapa-buracos foram realizados em toda a extensão da Estrada do Adelino e Rua Engenheiro Walter Diaz (Estrada Itapeti do Salto), no Botujuru.
Por fim, a Secretaria também realizou nivelamento e cascalhamento na Estrada das Esmeraldas (Jundiapeba), Estrada do Taquarussu (Quatinga), Estrada Santana e rua Benedito Rodrigues Cardoso (Biritiba Ussu), e no distrito de Taiaçupeba, as estradas do Mambuca, Palmeiras e Kuritão.
A manutenção nas estradas rurais é contínua durante todo o ano, mas é no período de estiagem que as equipes intensificam os trabalhos, garantindo maior segurança e durabilidade aos serviços executados. Mogi das Cruzes conta com uma vasta zona rural, somando cerca de 1.200 quilômetros de estradas vicinais em diversos bairros.



