Nesta sexta-feira (4/7), a sede do Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), em Mogi das Cruzes, foi palco de um momento muito especial: a primeira distribuição de ração do novo Banco de Ração municipal. Protetoras independentes e cidadãos inscritos no CadÚnico, que realizaram o pré-cadastro, foram os primeiros a receber as doações, marcando o início de uma ação que visa garantir o bem-estar animal e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade.
A secretária Patricia Cesare, que acompanhou de perto a entrega ao lado da coordenadora do Nubea, Margareth Cunha, e da equipe técnica, ressaltou o compromisso da administração atual com a causa animal. “A prefeita Mara Bertaiolli determinou que a Secretaria adote medidas práticas para o cumprimento deste objetivo. A criação do Banco de Ração é uma dessas medidas e funcionará como um importante suporte para garantir o bem-estar dos animais e proporcionar dignidade às famílias que enfrentam dificuldades econômicas. Nossa primeira doação foi um sucesso e vamos manter esse padrão de atendimento”, comentou.
Desde o início do ano, a Secretaria vem fortalecendo os laços com as protetoras de animais. Em fevereiro, um encontro no Nubea reuniu cerca de 30 protetoras para um diálogo aberto, onde puderam apresentar seu trabalho e indicar demandas. Na ocasião, a nova equipe do Núcleo foi apresentada, garantindo um canal transparente de comunicação com o setor.
A implantação do Banco de Ração aconteceu em março, e ele foi idealizado para receber doações de diversas fontes: pessoas físicas, estabelecimentos comerciais, fabricantes, e até mesmo de apreensões realizadas por órgãos municipais, estaduais e federais (sempre respeitando as normas legais). Além de rações, o banco também está apto a receber outros itens essenciais para os animais, como móveis, roupas, remédios, coleiras, guias, casinhas, bolsas de transporte e brinquedos.
Os mogianos que quiserem colaborar com essa importante iniciativa podem levar suas doações diretamente ao Nubea. Para grandes volumes, é possível entrar em contato com o núcleo para agendar a retirada. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteissão Animal, localizada na rua Braz Cubas, 470 – Centro, também é um ponto de coleta.
Para mais informações sobre como se cadastrar para receber doações ou como doar, entre em contato com o Núcleo de Bem-Estar Animal pelos telefones **479
Foto: PMMC



