FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form id="448"]
Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes Arrasa na Campanha da Gripe e Lidera Vacinação no Alto Tietê!

Mogi das Cruzes está dando um show na campanha de vacinação contra a gripe! Nesta sexta-feira (04/07), a cidade ultrapassou a marca de 50% de imunização do público-alvo, com 109.434 doses aplicadas, atingindo 50,07% de cobertura. Um dado que enche a gente de orgulho, já que Mogi mantém uma média superior às coberturas nacional (42,75%), estadual (43,48%) e regional (40,62%).


Estratégias que Fazem a Diferença

Para dar um empurrãozinho na campanha, a Prefeitura Municipal realizou uma ação super bacana no Mercado Municipal nesta sexta-feira (04/07), aplicando 201 doses no local. Essa é só uma das estratégias para aumentar o acesso e garantir que mais pessoas, especialmente dos grupos prioritários, estejam protegidas.

Mogi das Cruzes se destaca como líder na aplicação de doses entre as cidades do Alto Tietê com mais de 200 mil habitantes. Enquanto Mogi alcança 50,07%, Itaquaquecetuba, com mais moradores, está em 27,62% e Suzano, nossa vizinha, soma 46,41%.


A Urgência da Vacinação no Inverno

Essa mobilização é ainda mais importante agora, com o aumento dos casos de doenças respiratórias, típicos do inverno. A queda nas temperaturas sempre eleva a procura por atendimentos nas unidades de saúde. E a vacinação é a principal arma contra as formas graves da gripe, que podem causar complicações sérias e até óbitos, principalmente entre os mais vulneráveis.

Rebeca Barufi, secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, fez um alerta importante: “A vacinação é uma ferramenta essencial de cuidado e proteção, especialmente neste período em que os problemas respiratórios se intensificam. Levar as doses até onde as pessoas estão é uma forma de garantir acesso e salvar vidas. Quando os pais deixam de vacinar seus filhos, estão expondo as crianças a riscos que poderiam ser evitados com uma simples dose. Estamos vendo as consequências disso nas internações no Hospital Municipal, onde a maioria das crianças internadas não possui a imunização”.

Renato Abdo, secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, destacou a parceria para levar a vacina ao Mercado Municipal: “O Mercado Municipal é um espaço de grande circulação de pessoas, especialmente dos nossos comerciantes, trabalhadores e consumidores da região central. Por isso, oferecer a vacina contra a gripe nesse local estratégico é uma forma de ampliar o acesso e facilitar a imunização dos grupos prioritários e de toda a comunidade. A prevenção é sempre o melhor caminho”.


Quem Pode se Vacinar e Onde Encontrar

A vacina contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, enquanto houver estoque. Há uma reserva técnica para os grupos prioritários, como idosos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.

Até sexta-feira (04/07), Mogi vacinou 53,74% dos idosos, 43,09% das crianças e 38,14% das gestantes. Apesar dos ótimos números gerais, ainda estamos correndo atrás da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde para os grupos prioritários!

Para ampliar o acesso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes já realizou ações como o drive-thru na Avenida Cívica (que aplicou 2.790 doses em um único dia), e levou equipes de imunização para escolas municipais e outros espaços públicos, como o Centro Municipal de Paradesporto.

Desde a última terça-feira (01/07), a vacina também está disponível nas duas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade – Pró-Criança e Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal – para crianças que não apresentem sintomas gripais.

O imunizante é o trivalente, atualizado para proteger contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A proteção começa entre duas a três semanas após a aplicação.

A vacina continua disponível, enquanto houver estoque, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Além disso, sete unidades com horário estendido (Alto Ipiranga; Braz Cubas; Jundiapeba; Vila Suíssa; Santa Tereza; Jardim Camila; ESF Nova Jundiapeba) atendem até as 18h. Os endereços podem ser consultados no site da Prefeitura Municipal.

Não perca tempo! Procure a unidade mais próxima, leve seu documento de identificação e, para crianças, a caderneta de vacinação. Proteger-se contra a gripe é um ato de cuidado com você e com todos!

Foto: PMMC

Você também pode querer ler:

Mogi das Cruzes

Carnaval em Mogi das Cruzes: 10 mil passageiros esperados e Procon fiscaliza rodoviária.

Entre a última sexta-feira (28) e a quarta-feira (5), o Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, em Mogi das Cruzes, espera receber
Mogi das Cruzes

Março por Elas: Mogi das Cruzes Promove Mês Dedicado às Mulheres

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, Mogi das Cruzes preparou um mês de março repleto de atividades especiais para