FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form id="448"]
Suzano

Mega Operação Demole Construções Irregulares e Combate Crimes Ambientais na Índio Tibiriçá!

Suzano está com tolerância zero contra crimes ambientais! Na última sexta-feira (04/07), o Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC) realizou uma grande operação para demolir construções ilegais às margens da Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), entre os números 1.400 e 2.200. A ação abrangeu uma área de 24 mil metros quadrados e visou proteger Áreas de Preservação Permanente (APP), córregos e nascentes.

As demolições foram ordenadas pela Polícia Militar Ambiental após a constatação de intervenções em locais proibidos. Além disso, o parcelamento irregular do solo em Área de Proteção e Recuperação de Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras (APRM-ATC) gerou autuações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).


Monitoramento por Satélite e Descumprimento de Embargo

O GFI-ATC já monitorava a região e tinha informações sobre a venda irregular de lotes nessas áreas. No local, foi comprovado que o vendedor não possuía documentos para comprovar a legalidade dos imóveis. As construções já haviam sido embargadas em uma ação anterior, em 14 de fevereiro, mas, devido ao não cumprimento das notificações e do embargo, a demolição foi executada conforme a legislação.

Durante a primeira ação, há cinco meses, as equipes já haviam identificado o início de um desmatamento em uma área embargada pela Polícia Militar Ambiental no final do ano passado. O loteamento não possuía aprovação legal nem alvará para construção de casas. Com a persistência das infrações, o monitoramento por imagens de satélite em tempo real confirmou a continuidade das irregularidades, o que levou à nova intervenção.

Os ocupantes foram notificados, autuados e tiveram um prazo para apresentar documentação que comprovasse a legalidade da compra e venda dos terrenos. A EDP São Paulo também agiu, promovendo o desligamento das ligações de energia elétrica irregulares.


A Força da Integração Contra os Crimes Ambientais

A operação contou com a integração de diversas equipes, tanto na primeira quanto na segunda ação, demonstrando a união de forças para combater esses crimes:

  • Secretaria Municipal do Meio Ambiente
  • Polícia Militar Ambiental
  • Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM)
  • Setor de Fiscalização de Posturas
  • Fiscalização Municipal de Obras
  • Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB)
  • Cetesb
  • Conselhos Regionais dos Corretores de Imóveis (Creci)
  • Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP)
  • Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU)

Solange Wuo, diretora de Controle e Fiscalização Ambiental de Suzano, alertou a população sobre os cuidados na compra de lotes: “As imagens de satélite e o monitoramento constante mostram que os responsáveis insistem na ocupação irregular, mesmo após embargo. Vamos continuar agindo para proteger as áreas de mananciais e impedir danos irreparáveis à natureza. É fundamental que as pessoas verifiquem a regularidade dos terrenos antes da compra. Muitas vezes, os compradores são os mais prejudicados, perdendo o investimento e enfrentando problemas legais”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, reforçou o compromisso: “Não podemos permitir que o parcelamento irregular continue devastando áreas ambientais e colocando em risco a segurança da população. Agradeço a todos os envolvidos e seguiremos firmes na fiscalização para coibir esse tipo de crime”.


Como Denunciar Loteamentos Ilegais em Suzano?

Sua colaboração é fundamental para proteger o meio ambiente de Suzano! Para denunciar loteamentos ilegais, você pode entrar em contato com:

  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (11) 4745-2055
  • Ouvidoria Geral do Município: 0800-774-2007 ou e-mail [email protected]
  • GCM de Suzano: 153
  • Setor de Fiscalização de Posturas: (11) 4745-2046

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros