A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes reforça seu compromisso com a educação inclusiva, promovendo um Encontro de Formação sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e Acessibilidade Curricular. O evento, realizado nesta terça-feira (08/07), reuniu profissionais de apoio das escolas municipais que atuam com crianças público-alvo da Educação Especial.
A capacitação, focada na acessibilidade curricular, contou com a participação de especialistas e convidados, dividida em grupos no Auditório e Bloco Didático do Cemforpe, além de locais como a Emesp Profª Jovita Franco Arouche, Pró-Escolar e as salas polo de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
No Bloco Didático do Cemforpe, Silvany Leite, professora especialista, e Elisa Correa, psicopedagoga da equipe do Pró-Escolar, conduziram estudos de caso de crianças com deficiência, abordando desafios e estratégias. Já na Emesp, Pró-Escolar e salas de AEE, os profissionais tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprofundar estudos de caso diretamente com os especialistas que atendem os alunos no contraturno.
Um destaque da formação foi o tema “Comunicação Aumentativa e Alternativa”, direcionado aos novos profissionais. A fonoaudióloga Luciana Goulart, especialista em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista e em CAA, ressaltou a importância de mostrar que a comunicação vai além da fala e pode ser feita através de símbolos. “Nosso intuito é que eles busquem ferramentas para dar voz para aquelas crianças que não conseguem se comunicar através da oralidade”, explicou Luciana, referindo-se aos aproximadamente 35% de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que não se comunicam verbalmente.
A iniciativa faz parte das ações do Pró-Escolar, equipamento do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, e tem continuidade ainda neste mês, com uma nova semana de formação entre os dias 22 e 25 de julho. Os encontros são cuidadosamente planejados com trilhas temáticas, dialogando com os desafios enfrentados no dia a dia escolar. Atualmente, a rede municipal de Mogi das Cruzes conta com 260 profissionais de apoio dedicados a garantir uma educação mais inclusiva e acessível.



