FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form id="448"]
Suzano

Artistas de Suzano e Governo Estadual Debatem Futuro da Cultura no “CultSP Pro”

Na última terça-feira, 8 de julho, o Complexo Educacional e Cultural Mirambava, em Suzano, foi palco do evento “CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura”. Essa iniciativa, uma parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Cultura de Suzano, reuniu mais de 50 artistas locais para debater formas de impulsionar o setor cultural na cidade, com foco em formação e geração de renda. O secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, e os diretores Renan de Lima Franco e Márcia Belarmino estiveram presentes, reforçando o apoio da prefeitura.

Durante o encontro, os artistas tiveram a oportunidade de expor suas necessidades e sugestões, que serão avaliadas pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pelo “CultSP Pro”. Um dos pontos mais enfatizados foi a demanda por cursos que ajudem os artistas a transformar suas produções em renda, com ensinamentos sobre elaboração de projetos e estratégias de vendas.

Outra ideia importante que surgiu foi a criação de um polo de turismo cultural em Suzano. A proposta é oferecer cursos que melhorem a qualidade das produções culturais, incentivando o consumo de arte e cultura em toda a região do Alto Tietê. Todos os pontos levantados serão analisados pelo Estado para definir quais escolas de formação serão priorizadas para os artistas suzanenses.

Escolas Artísticas do “CultSP Pro”

O projeto “CultSP Pro” prevê a criação de seis escolas artísticas, abrangendo diversas modalidades:

  • Artes: Cursos nas linguagens de dança, música e teatro.
  • Audiovisual e Tecnologia: Oficinas de marketing, direitos autorais, fotografia e atividades ligadas ao universo cinematográfico.
  • Inovação e Sustentabilidade: Formações voltadas para legislação cultural, empreendedorismo e gestão de carreira.
  • Escola de Patrimônios e Equipamentos Culturais: Aborda temas como conservação de acervos artísticos e gestão de museus.
  • Tradições e Expressões Artísticas: Oferece cursos como artesanato e gestão de negócios criativos.
  • Escola Especial de Qualificação em Artes: Teatro e Dança: Dedicada ao aprimoramento de grupos artísticos cênicos, com capacitações focadas em apresentações e desenvolvimento.

O secretário José Luiz Spitti ressaltou a importância dessa aproximação entre os artistas locais e as iniciativas estaduais. “Esse primeiro encontro é fundamental para que a equipe que realiza o projeto possa entender quais são as demandas do nosso público, levantadas pelos próprios profissionais. A partir daí, poderemos alinhar as formações mais adequadas para a cidade e contribuir com o desenvolvimento dos munícipes que produzem cultura em Suzano”, afirmou.

Com essa parceria, Suzano dá um passo importante para fortalecer sua cena cultural, oferecendo capacitação e novas oportunidades para seus talentosos artistas.


Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros