O Hospital e Maternidade de Suzano (HMS) está celebrando o sucesso de um novo e inovador modelo de assistência cardiológica, implementado há pouco mais de seis meses. A iniciativa tem qualificado o atendimento de pacientes que chegam à unidade com sinais de dor no peito, garantindo um acolhimento mais rápido e um acompanhamento completo, inclusive no pós-alta.
Eficiência e Cuidado Contínuo
Desde o fim do ano passado, uma média de dez pacientes por mês tem se beneficiado do Protocolo de Dor Torácica (PADT). Com a nova abordagem, casos de suspeita de Síndrome Coronariana Aguda são encaminhados imediatamente para a sala de emergência. Se o diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) for confirmado, o paciente é rapidamente inserido na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), assegurando acesso rápido à rede de referência para tratamento especializado.
Um dos grandes diferenciais do novo modelo é a continuidade do cuidado. Cem por cento dos pacientes que recebem alta hospitalar já saem com a consulta de cardiologia agendada no ambulatório de especialidades do município, também via Cross. Isso garante que o tratamento não seja interrompido e que cada paciente receba o monitoramento e acompanhamento especializados necessários.
Para Margarete Lima, diretora técnica do HMS, essa mudança era “necessária e urgente”. Ela avalia que a implantação de um fluxo mais humanizado, eficiente e integrado tem transformado a realidade do hospital. “É um avanço concreto para a saúde de Suzano e um orgulho profissional ver esse resultado”, afirma, ressaltando o papel de referência do HMS em urgência cardiológica na cidade.
Mais Avanços na Saúde de Suzano
Além do sucesso no atendimento cardiológico, o HMS deu mais um passo importante em junho, ao iniciar a oferta de serviço de hemodiálise exclusivo para pacientes em cuidados intensivos. Essa conquista representa um marco para a saúde pública de Suzano, aumentando a resolutividade dos atendimentos e evitando transferências para outras instituições.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou os avanços do HMS na qualificação dos serviços oferecidos à população. “É uma grande satisfação poder observar a transformação que vem ocorrendo na unidade. A evolução verificada no modelo e na capacidade de trabalho garante um cuidado cada vez maior com os pacientes, em todos os aspectos”, ressaltou o secretário.
Crédito da foto: Wanderley Costa/Secop Suzano
É ótimo ver o Hospital e Maternidade de Suzano investindo em melhorias tão importantes, não é mesmo? O que você acha dessas iniciativas para a saúde da população?



