A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, firmou uma nova parceria com o Sepaco (Serviço Social da Indústria do Papel, Papelão e Cortiça do Estado de São Paulo). O objetivo é ampliar o acesso da população a serviços de saúde e diminuir a demanda reprimida de consultas e exames especializados na rede municipal, que tem sido um desafio nos últimos anos.
Reforço nas Especialidades a Partir de Agosto
A partir de agosto, a parceria permitirá a realização de 100 novas consultas mensais, distribuídas da seguinte forma: 80 de cirurgia vascular, 10 de cirurgia geral e 10 com ortopedista. Esta ação, que se estenderá até outubro, visa atender diretamente os pacientes que aguardam por esses procedimentos em Mogi das Cruzes.
A proposta foi oficializada por meio de um ofício enviado à superintendente geral do Sepaco, Luci Meire Pivelli Usberco, solicitando o apoio da instituição em mutirões para as especialidades com maior fila de espera. Após análise, o Sepaco liberou as consultas, contribuindo para desafogar a demanda reprimida.
A secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, destacou que essa iniciativa reforça o compromisso da atual gestão em buscar estratégias para reduzir as filas. “Essa parceria com o Sepaco representa mais um passo concreto para ampliar o acesso e garantir resolutividade na atenção especializada. Sabemos o quanto a fila impacta a vida das pessoas e estamos empenhados em buscar soluções com agilidade e responsabilidade”, afirmou a secretária.
Parceria Ampliada e Outras Ações da Saúde
A colaboração entre a Prefeitura de Mogi e o Sepaco já existe desde 2018. Em março deste ano, um aditivo de convênio foi assinado, ampliando o volume de exames mensais realizados para 1.510, sem custos para o município, já que a ação faz parte das atividades filantrópicas do Sepaco. Essa ampliação incluiu exames como ultrassonografia (710), mapa (20), ecocardiograma (300), ecocardiograma infantil (50), ecocardiograma fetal (80), ecocardiograma com laudo (200) e ultrassonografia com doppler de membros inferiores arterial e venoso (150).
Além dessa parceria, a Secretaria Municipal de Saúde tem investido em diversas outras ações para diminuir a fila de espera por consultas, exames e cirurgias:
- Mamografias: Entre janeiro e 2 de junho de 2025, 7.532 mulheres realizaram mamografias, sendo 537 com apoio da Carreta de Mamografia, agilizando o atendimento. Atualmente, o agendamento tem prazo médio de até um mês.
- Carreta de Ultrassonografia: Desde 12 de março, a carreta realizou 5.305 exames, facilitando o acesso em diversas regiões da cidade.
- Mutirão de Psicologia: No Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), o mutirão já atendeu toda a demanda reprimida dos últimos anos, que em janeiro somava 5.380 pacientes.
- Mutirão de Especialidades: No Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS), no Rodeio, serão ofertadas 4 mil consultas de endocrinologia, dermatologia e urologia nos próximos quatro meses.
- Programa Pró-Visão: Iniciado em julho, em parceria com o Lions Clube Mogi das Cruzes, atenderá 1,5 mil pacientes (adultos e crianças) com consultas e exames de oftalmologia na Unica de Jundiapeba e na UnicaFisio, no Rodeio, até 10 de agosto. Uma nova fase está prevista para 1º de outubro.
- Mutirão de Catarata: Também parte do Pró-Visão, em parceria com a Santa Casa de Mogi, teve início em junho com a meta de realizar 908 procedimentos em seis meses, totalizando 100 cirurgias por mês exclusivamente pelo mutirão. Com isso, a cidade passará a realizar 159 cirurgias de catarata mensais, um salto importante na oferta de cirurgias oftalmológicas.
É gratificante ver tantos esforços para melhorar a saúde em Mogi das Cruzes, não é? Qual dessas iniciativas você considera mais impactante para a população?
Foto: Divulg.



