Para facilitar o acesso à vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, realizará uma ação especial nesta quarta-feira (16/07), das 10h às 13h, no restaurante Bom Prato, localizado na região central da cidade (Rua Professor Flaviano de Melo, 378). A iniciativa visa alcançar especialmente os grupos prioritários.
Compromisso com a Saúde e Próximas Ações
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, enfatiza a importância da mobilização: “Nosso compromisso é levar a vacina onde as pessoas estão. A gripe pode ser grave e a imunização é uma forma eficaz de proteger vidas, principalmente durante o inverno.”
A programação de vacinação itinerante continuará na próxima semana:
- 24 de julho:
- Pró-Hiper: das 9h às 12h (ação voltada para alunos e idosos).
- Paradesporto: das 13h30 às 16h30 (atendimento ao público geral a partir dos 6 meses de idade).
 
O imunizante aplicado é a vacina trivalente, que oferece proteção contra os principais vírus em circulação neste inverno: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. A proteção se estabelece de duas a três semanas após a aplicação da dose.
Pontos Fixos e Cobertura Vacinal
Além das ações itinerantes, a vacina segue disponível — enquanto durarem os estoques — em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Sete unidades funcionam com horário estendido até as 18h: Alto Ipiranga, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Suíssa, Santa Tereza, Jardim Camila e ESF Nova Jundiapeba. Os endereços completos podem ser consultados no site oficial da Prefeitura: www.mogidascruzes.sp.gov.br.
Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identificação. Para crianças, é recomendado levar a caderneta de vacinação.
Desde 1º de julho, a vacina também está sendo aplicada nas duas unidades de pronto atendimento pediátrico da cidade — Pró-Criança e Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal — para crianças atendidas nesses locais, desde que não apresentem sintomas gripais.
A vacinação é aberta a todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, com prioridade garantida por reserva técnica para os grupos mais vulneráveis: idosos, crianças pequenas, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, quilombolas e em situação de rua.
Mogi das Cruzes já aplicou 113.048 doses da vacina contra a gripe até esta terça-feira (15/07), alcançando 50,99% de cobertura do público-alvo. Esse índice é superior às médias nacional (44,24%), estadual (44,90%) e regional (42,13%), segundo dados do Ministério da Saúde.
Se você ainda não se vacinou, aproveite as oportunidades para se proteger! Compartilhe esta informação para que mais pessoas possam se imunizar.
Foto: PMMC
 
            

 
																																		 
                         
                            
