A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes encerrou o primeiro semestre de 2025 com um balanço impressionante: 180 prisões em flagrante e a retirada de quase 34 quilos de entorpecentes das ruas da cidade. Os dados, divulgados nesta quinta-feira (17/07) pela Secretaria Municipal de Segurança, evidenciam o impacto positivo dos investimentos da Prefeitura na corporação.
O levantamento detalha que a GCM registrou 687 boletins de ocorrência no período de janeiro a junho. Maio foi o mês com o maior número de detenções, com 150 prisões, seguido por abril (127) e março (116).
Para o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, esses números são um reflexo direto do investimento no fortalecimento da GCM. “Desde o início do ano, a Prefeitura vem investindo no fortalecimento do trabalho da Guarda Civil Municipal, com melhorias na estrutura e nas condições de trabalho dos profissionais, além de novas estratégias de policiamento e maior integração com as Polícias Civil e Militar, e GCMs dos municípios vizinhos. Isso se reflete em bons números no combate à criminalidade e na ampliação na percepção de segurança da população”, afirmou Ito.
O combate ao tráfico de drogas é uma das grandes prioridades da GCM. Entre os 33,9 quilos de entorpecentes apreendidos, destacam-se 15,7 quilos de maconha, 7,7 quilos de cocaína e 6,7 quilos de crack. Houve também apreensões de haxixe, êxtase, lança-perfume e maconha sintética (k2), além de R$ 3.656,05 em dinheiro.
Investimentos e Reforço na Segurança Urbana
A GCM de Mogi das Cruzes, que atua em conjunto com a Polícia Militar, mantém patrulhamento constante em todas as regiões do município. O trabalho é complementado pelo monitoramento com câmeras do Centro de Operações Integradas (COI) e por grupamentos especializados como Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, Rondas Ostensivas com Motos (ROMO) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
Desde o início do ano, a Prefeitura tem realizado uma série de investimentos significativos para fortalecer a GCM. Em março, 64 novos guardas civis municipais foram incorporados ao patrulhamento, em um investimento de R$ 1,7 milhão na compra de uniformes e coletes balísticos.
Outro marco importante foi a reativação, em abril, da base da GCM na praça Oswaldo Cruz. O local foi totalmente recuperado e agora funciona 24 horas por dia, oferecendo atendimento ao público e monitoramento da região central. Uma viatura também foi designada para a base, agilizando o atendimento de ocorrências.
Além disso, a atuação da corporação no combate à perturbação do sossego e ao descarte irregular de lixo e entulho foi ampliada, com maior integração com as Polícias Militar e Civil e a realização de operações especiais em diversas áreas da cidade.
A população pode colaborar com a segurança, entrando em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.



