A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, expandiu neste mês o serviço de coleta de gesso e drywall para mais dois de seus ecopontos. Além do já existente no Jardim Armênia, os moradores agora podem descartar esses materiais nos ecopontos de Cezar de Souza e do Parque Olímpico.
A ampliação foi possível graças a uma parceria entre a secretaria e a empresa Multiplus, que viabilizou a instalação de caçambas específicas nas unidades. Podem ser descartados diversos tipos de resíduos de gesso, como blocos de gesso, placas de drywall, pré-fabricados de gesso, painéis, forros, cartonados de gesso, e gesso em pó, granulado ou em farelo.
“Essa ação está inserida dentro do Plano de Governo da prefeita Mara Bertaiolli, que prevê a ampliação dos índices de coleta seletiva”, explicou a secretária Patrícia Cesare.
Os ecopontos da cidade já recebem Resíduos de Construção Civil (RCC), com limite de 1 metro cúbico por cidadão. No entanto, o gesso, por ser um material mais facilmente reciclável, deve ser destinado separadamente para otimizar o processo de recuperação.
É fundamental lembrar que os ecopontos não recebem resíduos de empresas. Essas são classificadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12305/10) como grandes geradores e são responsáveis pela destinação dos próprios resíduos.
Com a ampliação da coleta de gesso e drywall, a expectativa é reduzir significativamente o volume de resíduos encaminhados para aterros sanitários. Isso proporcionará uma economia de recursos para o município, inclusive em transporte, além de um grande ganho ambiental na recuperação de um resíduo que já pode ser processado, evitando a necessidade de explorar novos recursos naturais.
Ecopontos: Locais e Tipos de Descarte
Os quatro ecopontos de Mogi das Cruzes (Cezar de Souza, Jardim Armênia, Parque Olímpico e Jundiapeba) funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, fechando aos domingos para manutenção e limpeza interna. As unidades recebem uma ampla variedade de materiais, complementando os serviços de coleta seletiva e as operações “Cata-Tranqueira” da Prefeitura:
- Recicláveis: papel, papelão, plástico, vidro, metal e óleo de cozinha.
- Eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
- Madeira: (exceto no Parque Olímpico).
- Móveis desmontados: sofás, colchões, armários (exceto no Parque Olímpico).
- Pneus: até 4 unidades por pessoa/mês.
- Resíduos de poda e jardinagem: até 1 metro cúbico ou 10 sacos de 100 litros por pessoa/mês.
- Resíduos de construção civil e demolição: até 1 metro cúbico ou 10 sacos de 100 litros por pessoa/mês.
Para mais informações sobre os endereços e detalhes dos serviços dos ecopontos, clique aqui.



