A Prefeitura de Mogi das Cruzes segue firme em seu compromisso com a saúde dos estudantes da rede pública de ensino através do Programa Saúde na Escola (PSE). Neste mês de julho, atividades estão sendo realizadas em unidades como os Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) Professor Cácio Costa Neves (Jardim Santos Dumont I) e Jurandyr de Oliveira (Jardim Layr), além da Escola Municipal Fujitaro Nagao (Cocuera). Atualmente, o programa abrange 25 escolas públicas, impactando a vida de 15.222 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, especialmente nas regiões atendidas pela Estratégia Saúde da Família (ESF).
O PSE em Mogi das Cruzes se destaca pela ampliação de seu alcance e qualidade, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. O planejamento das ações é feito de forma colaborativa pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM), que reúne representantes das secretarias municipais de Saúde e de Educação, e da Coordenadoria Regional de Educação. Essa gestão compartilhada se traduz em oficinas, encontros de planejamento e monitoramento conjunto dos resultados, garantindo um plano de ação integrado.
Instituído nacionalmente em 2007, o Programa Saúde na Escola tem como principal objetivo promover a formação integral dos estudantes, fortalecer a prevenção de doenças, impulsionar a saúde e estreitar o vínculo entre as redes públicas de saúde e educação.
Ampla Abrangência de Temas e Equipe Multidisciplinar
As atividades do PSE abordam temas essenciais para o bem-estar dos alunos, como:
- Prevenção de violência e acidentes
- Combate à obesidade e à Covid-19
- Saúde bucal e ambiental
- Alimentação saudável
- Antropometria (pesagem e medição)
- Verificação da situação vacinal
Uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos de farmácia, agentes comunitários de saúde e profissionais de saúde bucal, é responsável por garantir um atendimento completo e humanizado.
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, enfatiza a importância do programa: “O Programa Saúde na Escola é uma forma concreta de integrar saúde e educação para promover o desenvolvimento pleno dos estudantes, levando prevenção e promoção da saúde, em uma rede de cuidado, acompanhamento e proteção”.
Ao longo do ano, temas prioritários são trabalhados, incluindo prevenção a arboviroses (como dengue e chikungunya), atividade física e de lazer, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, direitos humanos, cidadania e cultura de paz, identificação de doenças como hanseníase, saúde bucal, auditiva e ocular, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, e segurança alimentar e nutricional.
“A saúde começa com informação, acolhimento e prevenção. Quando trabalhamos isso no ambiente escolar, estamos cuidando do presente e investindo no futuro das nossas crianças e adolescentes”, afirma Leticia Casarolli, educadora em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar.
Além das escolas e creches municipais e subvencionadas, o programa também se estende a alunos dos ensinos Fundamental II e Médio em escolas estaduais como EE Profª Adelaide Maria de Barros, Profª Vânia Aparecida Cassará e Euryclides de Jesus Zerbini.
Para mais informações sobre o Programa Saúde na Escola, os interessados podem procurar as próprias unidades de ensino participantes.
Foto: PMMC



