A Comissão de Educação Ambiental do Departamento de Esgoto do Semae de Mogi das Cruzes realizou, nesta quinta-feira (17/07), uma importante atividade de conscientização para moradores do Jardim Santos Dumont. O evento, que reuniu crianças e adultos na Comunidade Católica Santa Terezinha do Menino Jesus (Paróquia São Pedro Apóstolo), focou na explicação do funcionamento dos sistemas de água e esgotamento sanitário, com ênfase no uso correto da rede de esgoto.
A técnica em saneamento da autarquia, Jenifer Clarisse Pereira da Silva, integrante da comissão, explicou a abordagem: “Levantamos dados da Estação Elevatória de Esgotos da rua Tanzânia para mostrar os impactos que o uso incorreto da rede de coleta pode ocasionar, e mostramos fotos dos resíduos jogados no vaso sanitário que entopem a tubulação do Semae”.
O descarte de materiais sólidos no sistema de esgoto é um problema recorrente em Mogi das Cruzes. As equipes de manutenção do Semae frequentemente removem das tubulações detritos como gordura solidificada, preservativos, fraldas, lenços umedecidos, pedaços de pano e excesso de papel higiênico. Esses materiais, que jamais deveriam estar na rede de esgoto, causam uma série de transtornos.
As consequências do mau uso da rede são graves: entupimentos, vazamentos, retorno de esgoto para dentro dos imóveis, erosões, mau cheiro nas ruas e bloqueios no trânsito para os serviços de reparo, além de gerar despesas adicionais para a autarquia com o deslocamento de funcionários e equipamentos. O problema também afeta e exige reparos constantes nas estações elevatórias e nos cestos de gradeamento, estruturas que filtram o material sólido nas unidades de bombeamento e tratamento.
Para engajar os mais jovens, a comissão também promoveu atividades lúdicas. “Em paralelo a essa conscientização, realizamos uma atividade com as crianças, com jogo de tabuleiro e jogo de corrida de bolinhas”, relatou Jenifer. O jogo de tabuleiro/trilha gigante, uma adaptação do jogo educativo “Amigos da Água”, ensina de forma divertida às crianças sobre a importância da água para a vida.
José Luiz Furtado, diretor-geral do Semae, que acompanhou a atividade, destacou o papel da autarquia. “O Semae tem um papel importante na temática ambiental e com essas ações educacionais promovemos a conscientização e o conhecimento para que todos contribuam com o bom funcionamento dos sistemas de saneamento e com a preservação dos recursos naturais”, afirmou.
A Comissão de Educação Ambiental do Semae é composta pelos servidores Jenifer Clarisse Pereira da Silva, Juliana Machado, Marli de Lima Cardoso, Matheus Mozart, Penha de Cássia Nogueira de Matos e Raphael Carlos dos Santos.
Foto: Semae



