A luta contra a desinformação em Suzano ganhou mais um reforço de peso! O projeto “Colaboração”, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Pública do município, esteve nesta terça-feira (22/07) na Escola Municipal Engenheiro Isaias Martinelli Gama, no Jardim Nova América, para um dia de conscientização sobre as temidas “fake news”. O alvo principal? Os pais e responsáveis pelos alunos da unidade, que participaram de encontros superimportantes e mobilizaram mais de 150 munícipes.
Com palestras ministradas pelo controlador geral do município, César Braga, e pelo filósofo, professor e escritor Moacir Ferreira, a iniciativa busca empoderar a população com ferramentas para identificar e combater o conteúdo falso que circula, principalmente, nas redes sociais. Desde 2023, o projeto já capacitou mais de 1.100 moradores, tornando-se uma peça chave na formação de cidadãos mais críticos e bem informados.
Por Que Falar de Fake News com os Pais?
César Braga destacou a relevância de levar esse conhecimento para dentro das escolas: “Sabemos que as crianças e os adolescentes estão muito inseridos no universo digital e, por isso, temos que alertar as famílias quanto às questões que merecem atenção neste contexto. O combate à desinformação preserva o desenvolvimento pleno dos alunos, pois chama atenção para os sinais que os fazem desconfiar de conteúdos falsos”.
Moacir Ferreira reforçou a escolha estratégica do local: “Utilizamos a educação como uma grande propulsora da análise dos problemas sociais por ser o núcleo por onde devemos começar a resolver nossas questões. Se tivermos a escola como ponto inicial, a chance de alcançar a sociedade é muito maior, pois esta é uma referência de formação e informação para combate às ‘fake news’”.
Além de desvendar o universo das “fake news”, os palestrantes compartilharam noções essenciais sobre redação de textos, fotografia e o uso adequado das redes sociais, sempre com foco na clareza e responsabilidade das informações divulgadas online. A ideia é ampliar o conhecimento sobre as plataformas digitais e o papel estratégico que cada um tem na disseminação de informações precisas.
“Colaboração”: Um Projeto Que Conecta e Transforma
Em seus dois anos de atuação, o projeto “Colaboração” já alcançou diversos segmentos da sociedade, incluindo comerciantes, empreendedores, líderes religiosos, servidores públicos, estudantes, profissionais da Educação e universitários. As discussões abordam temas cruciais como a diferença entre mídias sociais e redes sociais, “fato ou fake”, inteligência artificial, cyberbullying, e outros assuntos do mundo da comunicação e do marketing.
Para o secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, o sucesso do projeto é evidente: “É gratificante observar como, ao longo desse tempo, muitas pessoas têm se dedicado a aprender e a identificar notícias falsas, passando a agir de forma mais responsável no ambiente digital. Buscamos as melhores formas de ensinar e conscientizar o maior número possível de pessoas, visando aumentar o conhecimento sobre mídias sociais e garantir que a internet continue sendo um espaço de aprendizado e crescimento para todos”.
É Mogi e região se unindo para construir um ambiente digital mais seguro e transparente para todos!
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano



