Mogi das Cruzes deu mais um passo significativo em direção à melhoria da segurança viária e da qualidade de vida dos mogianos. Na manhã desta quinta-feira (24/07), a prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis participaram da formatura do curso de capacitação “Ampliação de competências do agente de trânsito”. O evento, realizado no prédio-sede da administração municipal, celebrou a conclusão do treinamento de 60 profissionais, incluindo 54 agentes municipais de trânsito, guardas civis municipais, funcionários do Detran-SP e policiais militares.
O curso foi ministrado pelo especialista Julyver Modesto de Araújo, uma das maiores referências nacionais em legislação de trânsito, garantindo um aprofundamento técnico e jurídico aos participantes. A prefeita Mara Bertaiolli destacou a relevância da iniciativa: “A capacitação vem ao encontro do que a gente sempre defendeu, que é a melhoria do serviço público para a população. Os agentes de trânsito falam com as pessoas e cuidam da segurança dos mogianos. Mogi das Cruzes é uma cidade antiga, com ruas estreitas e muitos carros. O trabalho dos agentes é um desafio diário e trabalhamos todos os dias para melhorar o nosso serviço e, principalmente, melhorar a qualidade de vida da nossa população”.
Os formandos receberam certificados de conclusão e um exemplar atualizado do Código de Trânsito Brasileiro. Três profissionais se destacaram com as melhores notas: Thiago Fernando dos Santos, oficial administrativo do Detran em Mogi das Cruzes, alcançou a primeira colocação com nota 9,5; Thalles William de Deus Assis ficou em segundo, com 9,2; e Artur Magno dos Santos em terceiro, com 9,1.
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama, ressaltou a importância da atualização contínua. “O curso traz uma segurança técnica e jurídica para os agentes de trânsito trabalharem. A legislação de trânsito muda constantemente e trazer este assunto para a sala de aula é muito importante”, afirmou. Ele acrescentou que “este treinamento mostra a preocupação da Prefeitura com relação à segurança viária e com o cidadão. Muitos acidentes acontecem por uma não observância ou cuidado das pessoas e os agentes de trânsito, bem treinados e capacitados, estão nas ruas para orientar os motoristas e salvar vidas”.
Com uma carga horária total de 84 horas-aula, sendo 48 presenciais e 36 em videoaulas gravadas, o curso abordou temas cruciais como legislação atualizada, fiscalização de documentos e veículos, identificação veicular, fiscalização de alcoolemia, técnicas de abordagem, defesa pessoal e gerenciamento de conflitos.
A cerimônia de formatura contou ainda com a presença de diversas autoridades, como os vereadores Edson Santos, Eduardo Ota, Milton Lins e o Bigêmeos, a comandante do CPAM-12, coronel Beatriz de Assis Basyos Morassi, o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alexandre Augusto Zakir, o comandante interino do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Lucas Ricardo Miatello, e outros representantes de órgãos de trânsito e segurança.
Foto: PMMC



