Itaquaquecetuba está ativamente presente no 4º Encontro Nacional Urban95, que acontece em Fortaleza (CE) de quarta-feira (6) a sexta-feira (8) de agosto. O município se une a outras 64 cidades brasileiras que priorizam a primeira infância em suas agendas de políticas públicas.
Catarina Ortega, técnica do núcleo pedagógico da Secretaria de Educação e representante de Itaquá no evento, está imersa em uma programação intensa. Ela realiza visitas técnicas a projetos de referência na capital cearense, participa de debates com especialistas e troca experiências valiosas com outras cidades engajadas no mesmo compromisso. Os aprendizados adquiridos são cruciais para transformar Itaquá em um espaço cada vez mais acolhedor e estimulante para crianças de até 6 anos e suas famílias.
Catarina enfatiza a importância da participação de Itaquá na Rede Urban95: “Estar na Rede Urban95 e no encontro nacional é crucial para avançarmos nas políticas públicas para a primeira infância em Itaquá, não apenas por colocar o município no centro dos debates nacionais e territoriais, como pelo olhar atento e cuidadoso que a Urban95 tem com cada município na partilha de estratégias e ações que garantam os direitos das crianças”. Ela reforça o compromisso da gestão: “Nossas crianças não podem esperar, pois a primeira infância não é só uma pauta, é justiça social, é garantir a quem mais precisa o que merece. O compromisso da gestão é agora”.
O encontro reúne gestores e técnicos dos municípios e organizações que integram a Rede Urban95, e conta com nomes de peso como o pediatra e sanitarista Daniel Becker e o escritor e ambientalista Kaká Werá. A programação inclui visitas a espaços inspiradores como o Parque Cidade das Crianças e microparques de Fortaleza, que demonstram como pequenas intervenções urbanas podem gerar grandes impactos no desenvolvimento infantil.
Sobre a Rede Urban95
A Urban95 é uma iniciativa global da Fundação Van Leer, que capacita líderes municipais a transformar suas cidades para melhor atender às necessidades de bebês, crianças pequenas e suas famílias. No Brasil, a rede é coordenada pelo CECIP e congrega municípios dedicados a criar ambientes e serviços públicos mais seguros, acolhedores e adequados para a primeira infância.
Itaquaquecetuba aderiu à Rede Urban95 no início deste ano, recebendo apoio especializado para tornar praças, ruas e serviços públicos mais acessíveis e estimulantes para as crianças e seus familiares. A participação em capacitações e a troca de experiências com outras cidades são fundamentais para o aprimoramento contínuo das políticas públicas. Afinal, uma cidade que é boa para as crianças é, consequentemente, boa para todos.
Fotos: Divulgação



