A memória de Mogi das Cruzes estará em foco a partir desta quarta-feira (13/08), com a realização da 3ª Semana do Patrimônio. Promovida pela Secretaria de Cultura, a iniciativa gratuita contará com três atividades que buscam resgatar a história e a cultura local, incentivando a participação da comunidade.
A semana começa com o “Diálogo Aberto”, nesta quarta-feira, às 19h, no Casarão do Carmo. O tema, ‘Mogi das Cruzes decolonial: reflexões sobre a história e a cultura local’, convida o público a olhar de forma crítica para a narrativa da história da cidade.
Já na sexta-feira (15/08), também às 19h no Casarão do Carmo, a palestra ‘Visitas educativas e dinâmicas nos museus da cidade’ será direcionada a educadores e interessados em educação patrimonial, com o objetivo de apresentar novas estratégias pedagógicas para os museus do município.
O encerramento será no domingo (17/08), com o Roteiros do Patrimônio – Edição Centro Histórico, um passeio guiado por ruas históricas. Serão disponibilizadas 60 vagas, e os interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (11/08) por meio de um formulário online. O ponto de encontro para o passeio será o Largo do Carmo, às 9h.
O secretário de Cultura, Guilherme Dela Plata, ressaltou a importância da participação popular, que ajuda a resgatar as memórias de tempos passados e a traçar um futuro melhor para a cidade.



