A Prefeitura de Mogi das Cruzes celebra um importante marco na transparência pública. O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) alcançou a marca de 500 pedidos de acesso à informação, mantendo um tempo médio de resposta de apenas 8 dias. Esse tempo é significativamente menor que o prazo de 20 dias previsto pela Lei de Acesso à Informação (LAI), demonstrando agilidade no atendimento aos mogianos.
O número de solicitações no primeiro semestre de 2025 cresceu 22,5% em relação a 2024. A chefe de divisão de Transparência, Jamile Santana, ressaltou que, além da rapidez, a qualidade e a clareza das respostas são prioridades, com um trabalho de orientação interna para que as secretarias forneçam informações completas e transparentes.
Para facilitar a vida do cidadão, a prefeitura também atualizou o Portal da Transparência com uma nova ferramenta que permite o acompanhamento em tempo real dos pedidos feitos no SIC. A plataforma exibe dados detalhados, como o total de solicitações, o número de pedidos por órgão municipal e as categorias mais procuradas, além de oferecer materiais de orientação sobre a LAI.
Entre os temas mais solicitados em 2025 estão cópias de autos de infração, acesso a processos administrativos e protocolos, e informações sobre políticas públicas e processos do Procon. A crescente participação da população é um reflexo do trabalho da prefeitura em promover a cultura de transparência, incentivando os cidadãos a exercerem seu direito de acesso à informação.
Créditos de imagem: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes



