A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, está a todo vapor com os preparativos para o lançamento do programa Cria na Paz. As atividades de alinhamento e as visitas a unidades de ensino, realizadas nos dias 11 e 12 de agosto, fazem parte da programação do Agosto Verde, mês dedicado à conscientização sobre a Primeira Infância.
A iniciativa conta com a presença da professora Vasti Marques, idealizadora do programa pela Fundação Van Leer, parceira do projeto Urban95 na cidade. Segundo a professora, o Cria na Paz é mais que um programa, é uma “mudança de postura”, incentivando uma nova forma de lidar com conflitos por meio do respeito, da escuta e do acolhimento. A professora Vasti ressaltou a importância de plantar essas sementes na primeira infância para colher uma “geração mais empática e pacífica”.
As equipes da Prefeitura e da Fundação Van Leer realizaram encontros de planejamento e visitas aos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) Dr. Carlos Garcia (CEIC Madre Esperança de Jesus), em Jundiapeba, e Profª Therezinha Miranda de Paula (CEIC Santa Clara II), no Jardim Rodeio. O objetivo das visitas foi fortalecer as práticas que incentivam a educação não violenta e a cultura de paz.
O coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, destacou o caráter intersetorial do programa, que une educação, famílias e outras áreas da administração municipal. Ele ressaltou que esse trabalho em rede gera resultados mais “consistentes e duradouros” para o desenvolvimento infantil.
O programa Cria na Paz será implementado a partir do dia 18 de agosto, com atividades nas escolas, formações para educadores e mensagens direcionadas às famílias.
Créditos da imagem: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes



