A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal e de Serviços Urbanos e Zeladoria, está em processo de atualização do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O plano atual, de 2013, já não atende às exigências das novas leis ambientais, e o objetivo é criar uma política pública mais eficiente e sustentável.
De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patrícia Cesare, a iniciativa é um compromisso do Plano de Governo da prefeita Mara Bertaiolli para melhorar os indicadores ambientais da cidade.
O novo plano traz metas ambiciosas para reverter o cenário atual, no qual menos de 3% do lixo é reciclado. Entre os principais pontos da proposta estão:
- Redução do volume de lixo enviado ao aterro sanitário.
- Aumento das metas de reciclagem e modernização da Central de Triagem.
- Inclusão de catadores de recicláveis no sistema de coleta seletiva e em programas sociais.
- Fortalecimento da logística reversa, com a inclusão de novos produtos.
- Intensificação da educação ambiental em escolas e comunidades.
- Implantação de compostagem pública e aumento da reciclagem de Resíduos da Construção Civil (RCC).
A população terá a oportunidade de participar da discussão na audiência pública que acontecerá no dia 4 de setembro, às 10h, na Câmara Municipal. As sugestões podem ser feitas presencialmente, e a prioridade de fala será dada a quem se inscrever previamente pelo e-mail [email protected].
Créditos da imagem: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes



