O Departamento da Mulher da Prefeitura de Suzano deu início à programação do “Agosto Lilás”, uma campanha nacional dedicada ao combate à violência contra a mulher. As atividades, que começaram nesta quinta-feira (14/08) e se estendem até o final do mês, têm como foco a conscientização, o fortalecimento da rede de apoio e a celebração dos 19 anos da Lei Maria da Penha.
A abertura da campanha ocorreu com o 1º Fórum Contra a Violência Doméstica e Familiar, realizado em parceria com a OAB Suzano. O evento contou com a participação de autoridades como a delegada Rosmary Corrêa e a delegada Silmara Marcelino, para discutir a eficácia da lei e suas atualizações.
Ao longo do mês, a programação segue com diversas ações:
- Arrecadação de Absorventes: Uma campanha será iniciada para coletar absorventes que serão doados a mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio do Fundo Social de Solidariedade.
- Palestras e Orientações: Profissionais do Departamento da Mulher levarão palestras e rodas de conversa sobre direitos e canais de denúncia para as Unidades de Saúde da Família (USF) em bairros como Vila Fátima, Jardim Europa, Vila Amorim e Jardim Suzanópolis.
- Empoderamento Feminino: Uma palestra será ministrada no Grupo de Mulheres do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Jardim Margarida, abordando temas de empoderamento e fortalecimento comunitário.
- Evento Regional: Para encerrar a programação, representantes de Suzano participarão da Festiva da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, organizada pelo Condemat+ em Mogi das Cruzes, no dia 31 de agosto.
A coordenadora do Departamento da Mulher, Maria Margarida Mesquita, destacou a importância da campanha para “reforçar o protagonismo feminino” e garantir que “cada mulher saiba que não está sozinha”. O secretário de Governo, Alex Santos, reforçou o compromisso da gestão municipal em promover políticas públicas de proteção e valorização da mulher.
Créditos de imagem: Mauricio Sordilli/Secop Suzano



