A campanha “Agosto Lilás” foi oficialmente lançada em Suzano com a realização do 1º Fórum Contra a Violência Doméstica e Familiar, promovido pela Prefeitura e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nesta quinta-feira (14/08). O evento, que reuniu autoridades e mulheres que atuam na defesa dos direitos femininos, teve como foco principal os avanços e desafios da Lei Maria da Penha, que completará 19 anos.
A discussão destacou as modificações da lei ao longo dos anos, como a inclusão do feminicídio como crime autônomo, o aumento da pena para lesão corporal e a atenção à violência tecnológica. Segundo a responsável pelo Departamento da Mulher, Maria Margarida Mesquita, a cidade oferece uma ampla rede de apoio para as vítimas de violência, que inclui a Sala Rosa, o Centro de Referência de Apoio a Vítimas (Cravi) e a Clínica da Mulher.
Além do debate, a abertura do “Agosto Lilás” marcou o início de uma campanha de arrecadação de absorventes para famílias em situação de vulnerabilidade. As doações podem ser feitas até o final do mês na OAB de Suzano, na Sala Rosa da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e no Departamento da Mulher, no Paço Municipal.
Entre as presenças notáveis estavam a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, a delegada titular da DDM de Suzano, Silmara Marcelino, e a delegada da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo, Rosmary Corrêa. Rosmary relembrou a criação das primeiras delegacias da mulher, há 40 anos, e a importância de políticas públicas voltadas exclusivamente para as mulheres.
Créditos da foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano



