A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Suzano celebrou seu 10º aniversário nesta quinta-feira (14/08), com a presença da primeira-dama, Déborah Raffoul Ishi. A cerimônia, que ocorreu na sede da unidade no Jardim Santa Helena, destacou os resultados significativos alcançados na última década, incluindo 12.922 ocorrências, 10.547 inquéritos e 5.553 medidas protetivas solicitadas.
Durante a celebração, Déborah Ishi enalteceu o trabalho da equipe, liderada pela delegada Silmara Marcelino, e ressaltou o papel da DDM como peça central na rede de proteção às mulheres em Suzano. “Esta unidade foi fundamental para o trabalho de proteção às mulheres que se consolidou em Suzano. Em torno deste equipamento, foram desenvolvidas políticas públicas relevantes que têm transformado a vida delas, com o suporte prestado pelas estruturas e equipes especializadas”, disse.
A comemoração também reforçou a forte parceria entre a DDM e outros órgãos municipais. A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), por exemplo, atua na proteção e combate à violência, sendo reconhecida com o Selo Nacional de Prática Inovadora. No setor de Saúde, a prefeitura conta com a Clínica da Mulher e a Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS), oferecendo acolhimento especializado.
Além disso, o Departamento da Mulher da Secretaria de Governo atua na promoção de políticas públicas e na orientação de mulheres, encaminhando-as para serviços como a DDM, a Sala Rosa (que oferece acolhimento psicológico na própria delegacia), o CRAS e outros. A união de esforços da prefeitura e de entidades locais tem sido crucial para oferecer um suporte completo às vítimas.
Créditos da imagem: Mauricio Sordilli/Secop Suzano



