A Secretaria Municipal de Segurança de Mogi das Cruzes realizou neste fim de semana, dias 16 e 17 de agosto, mais uma fase da Operação Carretel Seguro. A iniciativa, conduzida pelo Departamento de Fiscalização de Posturas com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), visa coibir a comercialização e o uso de linhas com material cortante, como cerol e a perigosa “linha chilena”, além de combater a perturbação do sossego em áreas públicas.
Durante a operação, as equipes de fiscalização estiveram em pontos estratégicos da cidade conhecidos pela alta concentração de pessoas para soltar pipas e usar som automotivo em volume excessivo, como a Avenida das Orquídeas, o Parque Olímpico e a Vila Nova União. O resultado foi a apreensão de 38 carretéis de linha chilena, duas autuações e oito orientações sobre perturbação do sossego.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, a legislação municipal proíbe o uso e a venda desses materiais devido aos graves riscos de acidentes, que podem ser fatais. A operação tem um caráter preventivo e educativo, visando conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis e a tranquilidade pública.
A prefeitura ressalta que a Operação Carretel Seguro terá continuidade com ações constantes nos bairros. A colaboração da população é fundamental e denúncias podem ser feitas a qualquer momento pelo telefone 153, do COI (Centro de Operações Integradas).
Créditos da imagem: Divulgação/PMMC



