Em uma ação conjunta, o Semae e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes realizaram uma palestra para servidores da autarquia sobre a importância de combater a violência contra a mulher. A iniciativa faz parte do “Agosto Lilás”, campanha que divulga a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).
A palestra foi ministrada pela Patrulha Maria da Penha, um grupo da GCM especializado em atender mulheres vítimas de violência. Os guardas Tamires Pedroso, Milene Hisatomi Lopes e Ricardo Sanches explicaram os diferentes tipos de violência — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial —, como identificá-las e a importância de denunciar. Eles também abordaram o funcionamento das medidas protetivas e o acompanhamento realizado pela Patrulha.
O diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, destacou que a violência não deve ser normalizada. “O que precisamos normalizar são ações como esta palestra, que nos trazem orientações e nos ajudam a identificar e denunciar os vários tipos de violência que ocorrem cotidianamente contra a mulher”, afirmou.
Para emergências, a Guarda Municipal de Mogi das Cruzes atende pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia.
Créditos da imagem: Divulgação/Semae



