No clima de festa pelos 465 anos de Mogi, que tal mergulhar em uma história que a maioria não conhece? A nossa cidade não só é cheia de encantos modernos, mas também guarda segredos de um passado riquíssimo. E o melhor: Mogi tem uma conexão direta com um dos momentos mais importantes da história do Brasil!
Você sabia que Dom Pedro I passou por Mogi das Cruzes a apenas 24 dias de proclamar a Independência? A Rua Ipiranga, no Centro, é parte do antigo “Caminho Real”, uma das primeiras vias a ligar São Paulo ao Rio de Janeiro, e por ela a comitiva real passou no dia 23 de agosto de 1822.
O Mistério do Pernoite Real!
Segundo o diretor do Departamento Municipal de Patrimônio e Arquivo Histórico, Ubirajara Nunes, o Príncipe Regente chegou no final da manhã e pernoitou na vila. Mas onde? “Até hoje a gente não sabe”, revela.
Existem boatos e teorias de que ele teria dormido no Casarão do Carmo ou até mesmo na igreja. O que se sabe, no entanto, é que durante a sua breve estadia em Mogi, ele assinou um decreto demitindo um comandante de armas da província. No dia seguinte, Dom Pedro I seguiu viagem para São Paulo e, dias depois, deu o famoso Grito do Ipiranga. A notícia só chegou a Mogi em 8 de setembro, um dia depois da proclamação!
Mogi no Mapa: A Evolução dos Nossos Caminhos
A cidade cresceu, mas ainda guarda marcas desse passado. Quem anda pelo centro pode ver casarões e igrejas antigas. O primeiro mapa oficial de Mogi, feito só em 1901, mostrava uma cidade muito diferente da que conhecemos hoje, concentrada na região da estação e da Igreja Matriz. A Rua Ipiranga e a Travessa Olegário Paiva eram os limites do perímetro urbano!
Essa história fascinante mostra como Mogi, de uma pequena vila em um “caminho real”, se tornou a cidade moderna que conhecemos hoje, mas sem perder o seu rico passado.
Crédito das fotos: Reprodução / Livro Memória Fotográfica de Mogi das Cruzes



