A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria começou, nesta quarta-feira (3), uma importante operação de limpeza de córregos e rios para preparar a cidade para a próxima temporada de chuvas. O objetivo é remover o acúmulo de sedimentos e detritos que podem comprometer o fluxo da água, diminuindo o risco de alagamentos.
O primeiro a ser atendido é o Córrego dos Corvos, em Cezar de Souza, onde um trecho de 1,5 km na avenida Paulo VI passará por vistoria e remoção de resíduos. A previsão é que esse trabalho dure cerca de duas semanas.
Próximos Locais na Rota da Limpeza
A secretaria já tem um cronograma definido para os próximos serviços:
- Córrego dos Canudos: A limpeza será realizada em Braz Cubas, na Vila Estação.
- Córrego do Gregório: O trecho na avenida Anchieta, próximo ao velório de Braz Cubas, será desobstruído.
- Córrego Lavapés: O trecho da avenida Waldemar Costa Filho, na Vila Nova Mogilar, também receberá a equipe de limpeza.
- Córrego Ipiranga e Rio Jundiaí: A limpeza será feita em parceria com a SP Águas. A ação no Rio Jundiaí, entre a avenida das Orquídeas e a adutora da Sabesp, beneficiará bairros como Jundiapeba, Jardim Aeroporto e Jardim Layr.
Além disso, a operação inclui a limpeza de valas na Chácara Santo Ângelo, em Jundiapeba, e as Administrações Regionais estão intensificando o desassoreamento em áreas urbanas com problemas de escoamento.
Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, o momento é ideal para esses trabalhos, pois a pouca chuva garante mais segurança e viabilidade técnica para a execução de intervenções complexas. A iniciativa conta com a colaboração do Semae e da Defesa Civil, garantindo um trabalho coordenado para proteger a cidade.
Créditos da imagem: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes



