A segurança pública de Mogi das Cruzes acaba de ganhar um super reforço! A prefeitura lançou nesta sexta-feira (5) a Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC) da Guarda Civil Municipal (GCM). A iniciativa permite que os guardas civis trabalhem em seus dias de folga, recebendo uma remuneração extra por isso. A expectativa é que o número de agentes nas ruas aumente em 20% a 25% já nesta primeira fase.
O lançamento aconteceu na rua Thuller, no Jardim Universo, uma das regiões que receberão o reforço no patrulhamento. A medida também será aplicada na Região Central, em Braz Cubas, em Jundiapeba e em outros pontos estratégicos da cidade, dependendo da necessidade. O trabalho será feito com patrulhamento a pé e com viaturas.
Com um investimento de R$ 240 mil da prefeitura, a DEAC funciona de forma parecida com a Atividade Delegada da Polícia Militar: os guardas podem trabalhar por até 8 horas em suas folgas, com um limite de 10 diárias por mês.
“Com a DEAC, o trabalho da Guarda Civil Municipal será valorizado e fortalecido, com planejamento. Vamos ter nossos guardas civis andando, fazendo o patrulhamento, conversando com os comerciantes, ouvindo as pessoas para oferecer mais segurança aos mogianos”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli durante o evento.
Mogi das Cruzes conta atualmente com 298 guardas civis municipais, que atuam no patrulhamento geral e em grupamentos especializados, como a Patrulha Maria da Penha, a Ronda Escolar e a ROMU.



