Festa de aniversário com gosto de história! A Escola Municipal Coronel Almeida, um verdadeiro patrimônio de Mogi das Cruzes, completou 129 anos neste sábado (6) e abriu as portas para uma celebração especial. Na sexta-feira (5), a comunidade escolar e o público em geral puderam visitar uma exposição criada pelos próprios alunos, que resgatou a longa e importante trajetória da unidade.
A secretária de Educação, Darly Carvalho, parabenizou a escola, destacando seu “papel fundamental na história da educação de Mogi das Cruzes”.
Uma Viagem no Tempo
Nos corredores e salas da escola, os visitantes encontraram maquetes, jornais e outros projetos feitos pelos estudantes. Os trabalhos resgataram momentos marcantes da escola e reforçaram seu status de patrimônio educacional e cultural.
A diretora da escola, Nathalia Aspásio Sartori, comentou sobre a importância da data. “É uma honra saber que tantos nomes importantes, como a prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis e o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, estudaram aqui”, disse.
Os alunos estavam super empolgados. Helloysa Beatriz, de 10 anos, contou que adorou a experiência: “Foi a primeira vez que participei. Fiz a maquete da quadra e gostei bastante”. O estudante Guilherme Sartori, de 9 anos, também celebrou o trabalho em família. “Fiz o CEDIC, que é a biblioteca. Outros fizeram a escola inteira… Minha mãe e meu pai ajudaram”, afirmou.
Patrimônio e Educação
Fundada em 1896, a Escola Municipal Coronel Almeida foi o primeiro Grupo Escolar da cidade. O prédio histórico é tombado desde 2002 e, hoje, atende 646 alunos, incluindo estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A celebração mostrou que, mais do que uma escola, a Coronel Almeida é um espaço de memória, aprendizado e, acima de tudo, um elo entre o passado e o futuro da educação em Mogi.
Créditos da imagem: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes



