Um momento histórico marcou a cidade de Suzano no último sábado (13/09). O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, visitou o município pela primeira vez, sendo o mais importante diplomata japonês a pisar em solo suzanense. A visita reforçou os 76 anos de parceria e amizade que a cidade tem com a cultura oriental, construída pela presença de imigrantes e por laços comerciais e culturais.
A agenda do embaixador incluiu um encontro com o prefeito Pedro Ishi e com o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi no Paço Municipal. O diálogo celebrou a influência japonesa na cidade, que em 2022 comemorou o Centenário da Imigração Japonesa em Suzano e o Cinquentenário da Irmandade com a cidade de Komatsu, a qual, em 1975, escolheu Suzano para sediar sua primeira fábrica fora do Japão.
A visita de Hayashi também incluiu uma recepção especial no Bunkyo de Suzano, a Associação Cultural Suzanense. Lá, o embaixador almoçou uma feijoada preparada pelo departamento de Mães Hahanokai e assistiu a apresentações culturais de jovens da comunidade, como a percussão japonesa (taiko), as artes marciais aikido e kendo, e trabalhos de alunos da escola de língua japonesa.
Em sua fala, o embaixador confessou estar emocionado. “Para mim e para o governo do meu país, assim como as empresas japonesas, Suzano é uma cidade muito especial e de grande importância. Agradeço a todos por divulgar a cultura japonesa e estreitar os laços com os dois países”, disse Teiji Hayashi, em um gesto que reforça a solidez da relação entre Suzano e o Japão.
O ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi destacou que a vinda do embaixador é “um momento muito marcante para todos nós” e o prefeito Pedro Ishi complementou, afirmando que a visita “valoriza nosso município e mostra quão sólida é essa relação”. O evento contou com a presença de diversas autoridades locais e líderes da comunidade nipo-brasileira.
Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano



