A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes promoveu na última sexta-feira (26/09) um importante encontro de formação com gestores das turmas de 5º e 9º ano. A ação faz parte do programa “Mogi pela Educação: Dados, Planejamento e Ação” e teve como foco a análise dos resultados da rede e o planejamento estratégico de cada unidade escolar. O grande objetivo: garantir que todos os alunos tenham o mesmo acesso às oportunidades!
Foco na Qualidade e Equidade
A abertura, conduzida pela secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho, ressaltou que o trabalho vai além dos números. “Não estamos tratando apenas de índices, mas, sobretudo, da qualidade da educação oferecida às nossas crianças. […] possamos tornar nossas ações mais leves e significativas”, destacou.
O encontro contou com a presença de parceiros, como o CEO da plataforma Leme, Isaac Barbieri, que apresentou dados específicos sobre a aprendizagem dos alunos Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). O diretor do Departamento Pedagógico (Deped), Mitch Almeida, reforçou que o momento é de aprofundar os estudos, aproveitando as análises de avaliações como E-Aprendi, IDEB e IEE.
Plano de Ação na Prática
Em um momento crucial do evento, os diretores foram divididos em grupos com a Supervisão de Ensino e técnicos do Deped para analisar e refinar o Plano de Ação de suas escolas. O supervisor Sérgio Tadeu Rodrigues Nogueira observou que é vital verificar se as propostas são “realmente viáveis e de acordo com a realidade da escola, a partir de seus dados históricos.”
A secretária adjunta, Maria Aparecida Cervan Vidal, concluiu que esse planejamento é a chave: “É o momento de rever conceitos e ampliar o olhar de gestores e professores sobre a questão da equidade e da aprendizagem dos nossos alunos. O planejamento é fundamental para oferecermos as mesmas oportunidades de acesso a todos.”
Créditos das fotos: Divulgação/PMMC



