A Prefeitura de Suzano iniciou uma programação especial para o “Outubro Rosa”, com uma série de ações gratuitas focadas na saúde e no bem-estar da população feminina. Durante todo o mês, o município promete ampliar o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Um dos principais destaques é a mobilização nos 24 equipamentos da Atenção Básica, que vão oferecer exames de Papanicolau sem necessidade de agendamento, facilitando a vida das mulheres.
O secretário de Saúde, Diego Ferreira, ressaltou que o objetivo é garantir que “mais mulheres façam seus exames preventivos neste momento”.
Destaques da Agenda:
- Super Aulão Rosa de Pilates: 14 de outubro (terça-feira), às 16h, no Complexo Poliesportivo Paulo Portela.
- Dia D – Mutirão de Saúde (18/10): Sábado, das 8h às 16h, em 11 unidades (incluindo a Clínica da Mulher, UBSs e USFs). Serão oferecidos Papanicolau, vacinação, zumba, palestras e a possibilidade de agendamento de mamografia.
- Lançamento de Documentário (20/10): Às 19h, no Teatro Municipal, será exibido o filme “Fica Sempre um Perfume”, sobre a atuação da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Entrada gratuita.
- Dia Rosa na Clínica da Mulher (24/10): Exames de Papanicolau, ultrassom, orientação jurídica e o plantio de ipês-rosa no local.
Ação Solidária e Ambiental:
A campanha também promove a solidariedade: centros culturais e o Fundo Social de Solidariedade estão recebendo doações de absorventes e lenços para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Encerrando o mês, no dia 25 (sábado), o projeto “Árvore FamiliAR” fará mais um plantio de ipês-rosa no Parque Municipal Max Feffer.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Déborah Raffoul Ishi, convidou a população a se engajar na causa: “O ‘Outubro Rosa’ vai muito além da saúde. É também sobre empatia, autoestima e acolhimento.”
Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano



