O bairro do Botujuru em Mogi das Cruzes celebrou seus 315 anos de história com a 21ª edição do projeto Meu Bairro tem Cultura. O evento aconteceu no Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, sendo organizado pelo Instituto Maria, Mãe do Divino Amor e unidades escolares do bairro, com apoio da Prefeitura.
O tema central desta edição foi a “Fraternidade e Ecologia Integral”, inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano. Estudantes de diversas escolas e creches do bairro desenvolveram trabalhos e apresentações artísticas que refletiram sobre a sustentabilidade e a união comunitária.
Música, Homenagens e Meio Ambiente
A abertura foi marcada pela apresentação da banda escolar do Cempre, sob a coordenação do maestro Clayno Guilherme, que emocionou o público ao tocar o Hino do Botujuru. O evento contou com a presença de representantes de diversas secretarias municipais, como Educação, Cultura, Assistência Social e Meio Ambiente.
Além das apresentações de escolas como a EM Profª Ana Maria Barbosa Garcia e EM Prof. Francisco de Souza Mello, a comunidade prestou homenagens especiais:
- Juremo Barbosa da Silva (O “Homem do Quilo”): Prestes a completar 82 anos, ele foi reconhecido por seu incansável trabalho voluntário de arrecadação e doação de alimentos para famílias carentes do bairro.
- Jacks Douglas Leite: O voluntário, responsável pela organização do aniversário do bairro, também recebeu os cumprimentos da comunidade.
Encerrando a festa de forma simbólica e coerente com o tema, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal promoveu o plantio de mudas, reforçando o compromisso do bairro com a sustentabilidade. As escolas também colaboraram, doando alimentos e tampinhas de plástico durante o evento.
Divulgação/PMMC



