O Parque Leon Feffer se transformou em um grande palco neste sábado (04/10) para o 1º Encontro dos Projetos de Música da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes! O evento, que faz parte da programação do Mês da Educação, reuniu pais, estudantes e profissionais, mostrando a força e a qualidade do ensino musical na cidade, que atende cerca de 20 mil alunos.
O encontro uniu os projetos Pra Ver a Banda Passar e Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, provando que a música é um poderoso veículo de aprendizado e integração.
O Show de Talentos
A festa começou com um desfile e a apresentação impactante da Banda Marcial da EE Profª Dora Peretti de Oliveira – Fandora (Jardim Cintia). Com 50 integrantes (30 no corpo musical e 20 no corpo coreográfico), a banda faz parte do projeto Pra Ver a Banda Passar, que atende 25 escolas da cidade.
Em seguida, a Banda Sinfônica InfantoJuvenil do projeto Pequenos Músicos encantou o público. A banda, regida pelo maestro Lélis Gerson (diretor artístico da Sinfônica Mogi), é composta por cerca de 50 estudantes de 27 escolas da rede. O projeto, que foi ampliado este ano, atende mais de 12 mil alunos de 7 a 11 anos.
Emoção com o Coral Canarinhos
Um dos momentos mais emocionantes foi o retorno do tradicional Coral Canarinhos do Itapety. Integrando o projeto Pequenos Músicos, o coral, com cerca de 90 crianças do Cempre Prof. Sérgio Moretti, fez sua primeira apresentação externa, cantando canções populares como “Trem Bala” e “Aquarela” junto à Banda Sinfônica.
A mãe Jéssica Freitas de Souza, emocionada, reforçou o valor do projeto para o desenvolvimento das crianças.
O Reconhecimento
O chefe de Divisão de Projetos Especiais, Leandro Tomazzini, agradeceu a todos os envolvidos, destacando que a música contribui significativamente para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.
O evento de encerramento foi uma grande celebração, unindo a Banda Marcial (Fandora) e a Banda Sinfônica Infanto Juvenil, em uma apresentação cheia de alegria sob a regência de Lélis Gerson e o presidente da AFABAMC, Richard Bitelli.
Mogi das Cruzes mostra que investir em cultura e arte é investir no futuro!
Créditos das fotos: Divulgação/PMMC



