Itaquaquecetuba tem motivos para celebrar a saúde pública! O programa Agiliza SUS, criado pela Secretaria de Saúde, alcançou a marca impressionante de mais de 53 mil atendimentos realizados desde seu lançamento em fevereiro. A iniciativa cumpre a promessa de reduzir filas, acelerar diagnósticos e fortalecer a atenção primária.
Na primeira fase, o foco foi cirúrgico e especializado, com 36.942 procedimentos, superando a meta inicial. Foram realizadas vasectomias, cirurgias de catarata e vascular, além de consultas em ortopedia, dermatologia, gastroenterologia, e proctologia.
Da Especialidade à UBS
A segunda fase expandiu a força-tarefa para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com um chamado “ciclo de cuidado” que integra consultas, exames, vacinação, odontologia e entrega de medicamentos. Só nas UBSs, foram mais 16.102 atendimentos em 12 unidades.
O quarto ciclo, que começou no último sábado (4) nas UBSs Centro, Caic e Marengo, somou mais 2.251 atendimentos em um único dia.
O secretário de Saúde e de Assistência Social, Gabriel Rocha, reforçou que o impacto é social: “O programa nasceu com a missão de acelerar diagnósticos, procedimentos e cirurgias que estavam represados há anos. Mais do que estatísticas, estamos falando de vidas que hoje têm acesso mais rápido e resolutivo ao cuidado em saúde.”
O Próximo Nível: Tecnologia
O futuro do programa foca em informatizar o sistema municipal de saúde, visando integrar os serviços e aumentar ainda mais a agilidade.
O prefeito Eduardo Boigues ressaltou a efetividade do Agiliza SUS: “Itaquá é a cidade que mais cresce na região e precisa de políticas públicas que acompanhem esse crescimento. O Agiliza SUS é pioneiro e vai continuar avançando para garantir que a população seja atendida com ainda mais agilidade e, principalmente, qualidade.”
O secretário de Governo, Marcello Barbosa, destacou que a gestão está “aproximando os serviços de saúde dos bairros e mostrando que gestão pública eficiente significa resultados concretos, atendendo na base, de forma humana e com mais dignidade.”
Créditos das fotos: Dayane Oliveira



