A Prefeitura de Mogi das Cruzes investiu na capacitação dos seus empreendedores de rua! A Secretaria Municipal de Segurança realizou, nesta segunda-feira (6), o curso de reciclagem 2026 para licenciados, reunindo 245 dos 260 empreendedores da cidade.
O treinamento foi uma força-tarefa em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Vigilância Sanitária, Sebrae e Sincomércio. O objetivo é garantir que os negócios cresçam de forma sólida, segura e dentro da legislação.
O secretário de Segurança, Gilberto Ito, incentivou os participantes: “Nós queremos que vocês ampliem suas vendas, abram seus próprios estabelecimentos comerciais, cresçam profissionalmente. E sempre com o respaldo da Prefeitura, que está aqui para orientar e mostrar os caminhos para isso”.
Da Legislação ao Marketing Digital
O curso abrangeu desde o cumprimento da legislação (documentação e práticas de segurança) até técnicas modernas de negócio.
O Sebrae entrou em cena ensinando técnicas de marketing, redes sociais e até inteligência artificial, ferramentas essenciais para alavancar vendas na relação com os clientes. O secretário de Desenvolvimento, Sadao Sakai, complementou, destacando serviços como o Banco do Povo, programa de microcrédito com juros baixos para os empreendedores.
A capacitação anual visa não só garantir a conformidade, mas também apoiar e valorizar quem trabalha nas ruas da cidade.
Homenagem a um Ícone
O curso terminou em grande estilo com uma emocionante homenagem a Cícero Alves de Oliveira, o empreendedor de rua (na ativa) mais antigo de Mogi!
Um dos pipoqueiros mais queridos pelos mogianos, Cícero comprou seu primeiro carrinho em 1975 e obteve sua licença em 1976. Morador do Jardim Esperança, hoje ele fica diariamente no Largo do Carmo e garante que continuará firme, “vendendo sempre com muito amor e dedicação”.
Créditos das fotos: Divulgação/PMMC



