A Educação Especial de Mogi das Cruzes está em constante aprimoramento! Na última sexta-feira (03/10), profissionais de apoio que atuam com estudantes público-alvo da Educação Especial participaram de um importante encontro formativo no Auditório do Cemforpe.
A formação foi organizada pela equipe do Serviço de Apoio Pedagógico Itinerante (SAPI) do Pró-Escolar e contou com a participação do neurologista George Teixeira, reforçando o compromisso em oferecer um ensino de qualidade e inclusivo.
Do Comportamento à Ciência
O período da manhã foi conduzido pela equipe do SAPI, coordenada pela professora Renata Agueda. Os temas abordados foram cruciais para o dia a dia desses profissionais: mediação pedagógica, autonomia, cuidados, comunicação e comportamento. A primeira etapa foi finalizada com a apresentação de um protocolo de alterações comportamentais dos estudantes.
“Nosso objetivo é oferecer a formação dos profissionais, que atuam diariamente com as crianças com deficiência, compartilhando informações sobre as diferentes áreas para que eles possam contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes”, disse Renata Agueda.
O ponto alto da programação foi a participação do neurologista George Teixeira, que trouxe informações científicas e dicas baseadas em evidências sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um tema fundamental para o atendimento dos alunos nas unidades escolares.
Os profissionais de apoio são essenciais para o desenvolvimento dos alunos, auxiliando em atividades que vão desde a comunicação, locomoção e alimentação, até a mediação das atividades escolares sob a orientação do professor. O próximo encontro, que encerra a programação de 2025, já está marcado para dezembro.
Créditos das fotos: Divulgação/PMMC



