A Prefeitura de Mogi das Cruzes ampliou a Campanha de Multivacinação para garantir que crianças, adolescentes e jovens de 0 a 19 anos estejam com o esquema vacinal completo. A estratégia de intensificação, que vai até o final de outubro, visa proteger o público contra diversas doenças graves e evitáveis.
Vacinas Disponíveis e Pontos de Atendimento
Estão disponíveis todos os imunizantes do calendário nacional, como BCG, Hepatite B, Poliomielite, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela e, com destaque, as doses contra o HPV, Dengue e Meningite ACWY para o público adolescente.
A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ESFs (Estratégia Saúde da Família). Seis unidades contam com horário estendido até as 18h: Alto Ipiranga, Vila Suíssa, Santa Tereza, Vila Natal, Ponte Grande e ESF Nova Jundiapeba.
Atenção: As UBSs Jardim Maricá, Jundiapeba, Braz Cubas, Jardim Ivete, Mineração e Jardim Camila não realizarão a imunização neste mês por estarem em reforma.
Importante: Para receber as doses, é preciso apresentar documento com foto, CPF e a caderneta de vacinação original.
Convocação nas Escolas
Em um esforço conjunto, alunos da rede estadual e municipal de ensino estão sendo convocados para verificar o esquema vacinal. O foco está nas doses essenciais para adolescentes:
- HPV: 9 a 19 anos.
- Dengue: 10 a 14 anos.
- Meningite ACWY: 11 a 14 anos.
Alerta da Saúde
A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destacou que a vacinação é um ato de responsabilidade individual e coletiva, crucial para proteger a comunidade.
A chefe da Vigilância em Saúde, Lilian Peres Mentes, lembrou que a caderneta é considerada atrasada se faltarem as doses de Covid-19 e Gripe para crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses, conforme o PNI. Ela também alertou para a importância da vacina contra a Febre Amarela, devido a casos confirmados em animais na região do Alto Tietê.
Não perca o prazo! Vacinar é a forma mais segura de garantir um futuro mais saudável para toda a cidade.
(Divulgação/PMMC)



