A prefeita Mara Bertaiolli recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), a equipe do Sebrae-SP para a apresentação da 1ª etapa do diagnóstico do turismo local. O relatório, fruto da parceria via programa Cidade Empreendedora, trouxe resultados altamente positivos para Mogi das Cruzes.
O diagnóstico aponta que a cidade está acima da média nacional no nível de maturidade para se tornar um Destino Turístico Inteligente.
A prefeita destacou que Mogi superou a média nacional em diversas dimensões cruciais para o turismo moderno:
- Tecnologia
- Governança
- Sustentabilidade Ambiental e Social
- Experiência do Turista
- Sustentabilidade Econômica e Acessibilidade
Potencial para ser Referência Regional
O consultor credenciado do Sebrae, José Carlos Thobias, evidenciou que Mogi das Cruzes tem todas as condições para se tornar a referência do turismo no Alto Tietê. “Pelo tamanho e importância histórica de Mogi, o turismo pode avançar muito mais. É uma cidade que tem tudo para ser referência em inovação do turismo local,” comentou Thobias.
A gerente regional do Sebrae Alto Tietê, Gilvanda Figueroa, também ressaltou a solidez da legislação turística da cidade, que obteve nota 4 (de 0 a 5) no quesito, reforçando que Mogi já tem a base legal para avançar na pauta da inovação.
O programa Cidade Empreendedora visa oferecer consultoria estratégica para o desenvolvimento econômico local. Inicialmente previsto para 18 meses, o projeto teve seu cronograma acelerado devido aos bons resultados iniciais e aos avanços já realizados pela gestão municipal.
Acompanharam a reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sadao Sakai, e o diretor de Turismo e Novos Negócios, Luiz Martins.
(Crédito das fotos: PMMC)



