A Prefeitura de Suzano deu um passo importante para fortalecer sua identidade cultural e turística com a oficialização da Rota do Yakisoba neste sábado (11/10), em cerimônia realizada no Mercado Municipal. O projeto convida moradores e visitantes a embarcarem em um tour gastronômico por 11 restaurantes credenciados, cada um com sua versão exclusiva do prato.
O prefeito Pedro Ishi destacou que a ação visa honrar o título de Município de Interesse Turístico (MIT): “Fechamos essa semana com a concretização desta Rota do Yakisoba, que valoriza nossa gastronomia e a presença oriental no município.”
Como Funciona o Tour Gastronômico
A rota foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
- Passaporte e Selos: Quem experimentar os pratos nos restaurantes participantes receberá um selo no “passaporte” da Rota, podendo registrar seu favorito.
- Período Promocional: Até o dia 10 de novembro, os 11 estabelecimentos oferecerão o prato a preços promocionais, estimulando a participação.
A coordenadora de Turismo Gastronômico do Comtur, Carol Galindo, reforçou que “Comida é cultura” e que o projeto é um marco para a cidade.
Diferença entre Sabores
É importante notar que as receitas da Rota do Yakisoba (como as da Casa do Yakisoba, Lig-Lig e Obento do Japa) são diferentes da versão tombada pelo Patrimônio Cultural de Suzano (Compac). O objetivo da Prefeitura é justamente que turistas e munícipes possam escolher entre a receita tradicional (com molho espesso à base de caldos de ossos e vegetais frescos) e as novas receitas dos estabelecimentos credenciados.
A Rota será incorporada ao trabalho que está sendo desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP) para a atualização do novo Plano Diretor de Turismo do município.
(Crédito das fotos: Gabriel Lima/Secop Suzano)



