Um resgate inusitado mobilizou a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes nesta terça-feira (14/10). O alvo da ocorrência foi um urubu jovem que foi encontrado no chão de uma movimentada praça urbana do município.
O animal, que provavelmente estava em seu primeiro voo e ainda não tinha plena capacidade de se manter no ar, gerou preocupação entre os moradores devido ao alto risco de atropelamento.
A equipe do CCZ confirmou que o urubu não apresentava ferimentos. Embora, em ambiente natural, ele devesse ser cuidado pelos pais enquanto aprendia a voar, o perigo do local urbano exigiu uma intervenção. O resgate foi realizado para garantir a segurança do animal até que ele esteja apto a voar e se virar sozinho.
O veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde, destacou a importância de preservar a fauna silvestre. “Muitas vezes, os animais que aparecem em áreas urbanas estão apenas desorientados ou em processo de crescimento. Nessas situações, o ideal é não tentar capturá-los e acionar as equipes especializadas para garantir um manejo seguro e responsável”, alertou.
A população é orientada a nunca manusear animais silvestres, pois eles podem reagir de forma imprevisível. Em casos de ocorrências com fauna, o contato com o Centro de Controle de Zoonoses deve ser feito pelos telefones: (11) 4798-6785 ou 4798-6917.
Crédito da imagem: Divulgação – PMMC



