A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano intensificou as ações de zeladoria em setembro e apresentou um balanço robusto, com a remoção de um total de 598 toneladas de resíduos em toda a cidade.
O volume expressivo de lixo e detritos foi retirado em operações estratégicas, visando a limpeza e a desobstrução de pontos críticos:
- Pontos Viciados: 399 toneladas
- Valas e Rios: 152 toneladas
- Bueiros: 47 toneladas
Paralelamente à remoção de resíduos, a pasta executou 872 atendimentos de limpeza em áreas públicas, que incluíram a manutenção de feiras, praças, ruas e campos, garantindo a conservação do espaço urbano.
Estrutura Hídrica e Viária Reforçada
Com a proximidade do período de chuvas, a manutenção da rede de drenagem foi uma prioridade. Suzano realizou a limpeza de 818 bueiros e promoveu a reforma em galerias numa extensão de 52 metros. Para melhorar o escoamento, foram trocadas 15 unidades de guia chapéu. A rede de drenagem também recebeu limpeza em seis quilômetros de extensão.
O trabalho nas vias rurais e não pavimentadas foi intenso, com 32 quilômetros de vias recebendo serviços de nivelamento e cascalhamento. A limpeza de vala de drenagem e rios somou 15 quilômetros de intervenção.
Outras ações importantes de infraestrutura incluíram:
- Troca de 58 tampas de bueiros.
- Reposição de sete unidades de tampas de poços de visita.
- Rebaixamento de 25 guias.
Cuidado com o Patrimônio Público e Arborização
A manutenção do patrimônio público também foi contemplada no planejamento mensal, com 218 atendimentos em próprios públicos, além de 96 revisões na parte elétrica destes locais. Para a população, a lavagem de 32 caixas comunitárias foi assegurada.
Visando a segurança e o bom deslocamento, a Secretaria realizou a poda de 291 árvores em diversas áreas da cidade.
O secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, destacou a importância do planejamento mensal: “Implementamos as ações necessárias para retirar resíduos dos corpos d’água e desobstruir os bueiros, de forma a garantir o escoamento adequado no momento das chuvas. Este trabalho também é reforçado pela poda de árvores, pela conservação dos prédios públicos e pelos atendimentos à população”, afirmou.
O balanço de setembro reforça o compromisso de Suzano em manter a cidade limpa, organizada e preparada para o período chuvoso.
Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano



