FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form id="448"]
Suzano

Casa de Repouso Clandestina em Suzano é Interditada, e Proprietário é Preso por Maus-Tratos

A Vigilância Sanitária de Suzano, em uma operação de fiscalização conjunta, interditou na última quinta-feira (16/10) uma casa de acolhimento clandestina localizada na rua Goiabeiras, no bairro Chácara Casemiro, distrito de Palmeiras. A ação resultou na prisão em flagrante do proprietário, que foi imputado pelos crimes de maus-tratos e contra a saúde pública.

O local abrigava 16 pessoas, sendo cinco delas idosos, e operava simultaneamente como Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e Comunidade Terapêutica sem possuir a devida autorização ou cumprir os requisitos sanitários e estruturais necessários.

Dezenas de Irregularidades Graves

A fiscalização da administração municipal, que busca combater instituições ilegais, identificou mais de dez irregularidades gravíssimas que colocavam em risco a saúde e a integridade dos internos. Entre as ilegalidades, destacam-se:

  • Estrutura Física Inadequada: Ausência de aprovação da estrutura e de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), falta de acessibilidade, além de pontos de umidade e bolor.
  • Higiene e Alimentação: Presença de alimentos e insumos de higiene com validade expirada ou mal armazenados. A área de manipulação de alimentos apresentava presença de moscas e o gás estava instalado dentro do ambiente.
  • Saúde e Medicamentos: Uso de água de poço sem garantia de potabilidade para consumo humano e presença de medicação controlada sem prescrição atualizada, caracterizando estoque ilegal.
  • Maus-Tratos: Foi verificado o uso de larvicida/herbicida de uso veterinário em lesões de pele de um dos acolhidos.
  • Recursos Humanos e Documentação: Ausência de equipe de recursos humanos formalmente constituída e falta de prontuários completos dos internos.

Prisão e Remoção dos Internos

O trabalho contou com a participação da diretora de Vigilância Sanitária, Carmen Lúcia Lorente, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – que auxiliou na remoção dos internos e no contato com os familiares – e do apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e do 1º Distrito Policial de Suzano, sob condução do delegado Lourival Zacarias de Noronha.

A diretora Carmen Lúcia Lorente reforçou o compromisso da pasta em fiscalizar a cidade: “Estamos mobilizados para preservar a integridade dos munícipes que precisam de acolhimento. Reforçamos junto a todos os responsáveis por instituições que fazem o atendimento a obrigatoriedade de cumprir todos os requisitos necessários para manter o funcionamento dessas atividades”.

O proprietário foi preso em flagrante, e as medidas para o remanejamento e cuidado dos 16 internos foram imediatamente tomadas em conjunto com a Secretaria de Assistência Social.


Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros