A segurança pública de Suzano deu mais um passo à frente com a prisão de um foragido da Justiça na noite da última quinta-feira (16/10), no Jardim Paulista. A captura, realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM), foi um sucesso direto da atuação do Smart Suzano, o sistema de monitoramento inteligente da cidade.
O homem, que era procurado por tráfico de drogas e possuía passagens criminais por homicídio, lesão corporal e roubo, foi identificado enquanto circulava no cruzamento das avenidas Antônio Marques Figueira e Paulo Portela.
Inteligência em Tempo Real
A ocorrência teve início quando o sistema de reconhecimento facial do Smart Suzano detectou o indivíduo e emitiu um alerta imediato para a Central de Segurança Integrada (CSI). A partir do sinal, a CSI acompanhou o paradeiro do suspeito e acionou as equipes da GCM em patrulhamento.
Agentes que estavam na região visualizaram o homem com as descrições e emitiram a ordem de parada. O indivíduo tentou resistir e fugir, exigindo que a força moderada fosse utilizada para garantir a integridade de todos, mas foi rapidamente capturado. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Central para as providências cabíveis.
“Essa ocorrência mostra claramente a eficiência do nosso sistema de monitoramento. As câmeras do Smart Suzano foram fundamentais para identificar o procurado e acionar nossa equipe com rapidez e precisão. É a tecnologia trabalhando em favor da segurança da população e dando suporte direto à atuação da nossa Guarda Civil Municipal”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Francisco Balbino.
A Força do Smart Suzano
O Smart Suzano é um sistema de ponta voltado para a segurança pública, com câmeras de reconhecimento facial interligadas à CSI e ao Comando da GCM.
Recentemente, a cidade instalou cinco totens de reconhecimento facial, totalizando 15 câmeras em pontos estratégicos. O prefeito Pedro Ishi destacou o investimento: “Os totens trazem mais segurança ao dia a dia do cidadão, porque somam tecnologia de ponta ao trabalho humano realizado pela GCM e pela Polícia Militar. Teremos respostas mais rápidas e precisas diante de ocorrências, além de reforçar a prevenção”.
As câmeras realizam o cruzamento de informações com bases de dados federais e estaduais em tempo real, garantindo um alto índice de precisão na identificação de foragidos e na prevenção de crimes.
Créditos das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano e Reprodução/Secop Suzano



