A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano apresentou um balanço detalhado de suas atividades durante audiência pública na Câmara Municipal, realizada na última sexta-feira (17/10). O destaque do relatório foi o expressivo número de 54 mil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) até o final de agosto, das quais 23,3 mil são beneficiárias ativas do programa Bolsa Família.
O secretário da pasta, Geraldo Garippo, que conduziu a apresentação, reforçou o impacto direto dos serviços no cotidiano dos munícipes. “O nosso trabalho impacta diretamente no dia a dia das pessoas, já que promovemos as condições para que as famílias em vulnerabilidade social possam ter acesso aos seus benefícios, além dos atendimentos que fazem de forma individualizada e até mesmo nos domicílios. Conseguimos alcançar muitas pessoas”, avaliou.
Atendimentos nos Equipamentos de Referência
O balanço revelou a alta demanda e a resolutividade dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS):
- Atendimentos Particularizados: 10.675
- Encaminhamentos para BPC (Benefício de Prestação Continuada): 1.048
- Auxílios Concedidos: 326 auxílios natalidade e 95 auxílios funeral.
- Emergências: 618 famílias foram atendidas em situações emergenciais.
O serviço também registrou 1.100 atendimentos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, beneficiando 800 crianças e adolescentes, 250 idosos e 50 jovens ou adultos com deficiência.
Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou 1.086 acompanhamentos, 423 abordagens a pessoas em situação de rua, e atendeu 112 adolescentes cumprindo Medida Socioeducativa.
Investimento e Parcerias para Acolhimento
A audiência também destacou o investimento em parcerias: foram viabilizados 29 termos de parceria, com um investimento que deve chegar a R$ 14 milhões até o final do ano, garantindo 230 vagas de acolhimento na cidade.
Outra novidade foi a implementação do Banco da Cidadania, que autorizou a captação de R$ 5,2 milhões, com potencial para contemplar 15 projetos sociais de dez entidades suzanenses.
A apresentação contou com a presença dos diretores Regiane Marques (Proteção Especial), Luiz Carlos Geraldo (Proteção Básica) e Carlos Araújo (Gestão do SUAS), além de vereadores da Comissão de Política Social da Câmara.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano



