Mogi das Cruzes se torna a capital regional da bocha paralímpica a partir desta terça-feira (21/10), ao sediar o Campeonato Regional Sudeste da modalidade. A competição, que conta com o apoio da Prefeitura, reunirá mais de 100 participantes de clubes e associações do Estado de São Paulo, em disputas que se estenderão até domingo (26/10) no Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta, no Mogilar. A cerimônia oficial de abertura está marcada para as 18h.
Realizado pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), o campeonato é considerado o maior da modalidade na Região Sudeste do Brasil. Um dos principais atrativos é a disputa por vagas: os vencedores, em cada classe e gênero, garantirão a classificação para o Campeonato Brasileiro.
Tradição e Investimento na Modalidade
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib, destacou a importância do evento para a cidade, que já possui uma forte ligação com a bocha adaptada. “A bocha adaptada é uma modalidade que possui tradição em Mogi das Cruzes, com atletas de destaque internacional e um trabalho consolidado e construído ao longo dos anos,” afirmou.
Abib também ressaltou os investimentos recentes da administração municipal no esporte paralímpico, especialmente no Centro Municipal de Paradesporto. “Desde o início deste ano, a Prefeitura está avançando ainda mais na modalidade, com os investimentos que estão sendo realizados no Centro Municipal de Paradesporto e com a realização de competições, como o Campeonato Regional Sudeste, que ajudam na divulgação da bocha paralímpica, despertando o interesse de mais pessoas participarem das atividades”, completou o secretário.
Estrutura e Mobilização de Pessoas
Para garantir o sucesso do evento, a Prefeitura de Mogi das Cruzes está fornecendo toda a estrutura necessária, incluindo o Ginásio Tuta para as partidas, transporte dos atletas entre a hospedagem e o local da competição, e alimentação, que será servida no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos. A expectativa é que o campeonato movimente cerca de 600 pessoas na cidade até o final da semana.
A bocha paralímpica também é um dos focos do Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, que realiza, em parceria com a Secretaria de Educação, clínicas da modalidade em escolas municipais. Cerca de 30 escolas já foram atendidas, com atletas de bocha paralímpica indo até os alunos para conversas, demonstrações e interações.
A entrada para acompanhar as disputas do Campeonato Regional Sudeste de Bocha Paralímpica, que começam na quarta-feira (22/10), é gratuita. O Ginásio Poliesportivo Professor José Carlos Miller da Silveira – Tuta está localizado na rua Professor Ismael Alves dos



