A Prefeitura de Mogi das Cruzes reforçou seu trabalho de formação de futuros cidadãos conscientes no trânsito ao levar a Escola Mirim de Trânsito Itinerante para mais uma unidade de ensino. O Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Vereador José Marcos Gonçalves, localizado no distrito de Jundiapeba, recebeu o projeto nesta segunda-feira (20/10), onde 80 crianças puderam aprender regras básicas de tráfego de forma lúdica e interativa.
A iniciativa tem um duplo objetivo: primeiro, ensinar as crianças a serem pedestres e futuros condutores mais responsáveis e empáticos; segundo, incentivá-las a multiplicar esse aprendizado em casa, impactando seus pais, avós e responsáveis.
Aprendizado com Diversão
Para tornar o ensino divertido e eficaz, o programa utiliza uma simulação de uma cidade real. As crianças participaram de atividades em uma pista cenográfica completa, com semáforo, sinalização vertical e horizontal, utilizando bicicletas que simulam os veículos em um trânsito de verdade. A prática ajuda os pequenos a vivenciarem e internalizarem as normas de segurança.
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama, ressaltou a importância do trabalho de conscientização, que é uma diretriz da prefeita Mara Bertaiolli. “E os efeitos desse projeto são imediatos, porque os pequenos falam sobre isso com seus pais, tios, avós, com todos. E os adultos acabam impactados com a importância de se ter responsabilidade no trânsito e de servir de exemplo”, afirmou Kamiyama.
Escola de Trânsito Atende Toda a Cidade
A Escola Mirim de Trânsito possui sua sede física no distrito de Cezar de Souza, mas é com sua versão itinerante que a Prefeitura consegue alcançar diversas regiões.
Unidades escolares de toda a rede municipal e particular interessadas em receber o projeto itinerante ou visitar a sede da Escola Mirim podem agendar a participação.
SERVIÇO
- Agendamentos: Ligar para o telefone 4798-6783 ou enviar e-mail para [email protected].
Crédito das fotos: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes.



