A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano divulgou um balanço impressionante de suas atividades nos primeiros nove meses do ano. Apresentado na última quinta-feira (23 de outubro) pelo secretário Mauro Vaz e sua equipe, o relatório detalha 62.872 atendimentos à população, reforçando o papel da pasta no suporte social e na criação de oportunidades.
Um dos pontos de maior destaque foi o sucesso do projeto “Suzano Mais Emprego”, que resultou em 24.707 encaminhamentos para vagas de trabalho.
A prestação de contas ocorreu na Câmara Municipal, em audiência conduzida pelo presidente da Comissão de Economia, Vereador Filho do Carlão da Limpeza, e contou com a presença do presidente da Câmara, Artur Takayama, e do vereador Jaime Siunte.
Centrus: O Polo de Atendimento à População
O suporte à comunidade foi majoritariamente concentrado nas duas unidades do Centro Unificado de Serviço (Centrus). O Centrus da região central registrou a marca de 50.688 atendimentos, abrangendo uma variedade de serviços:
- IPTU: 30.560 atendimentos.
- Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari): 10.306 atendimentos.
- Cartão SUS: 3.761 emissões.
No mesmo local, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), em parceria com o Governo do Estado, realizou 2.630 atendimentos, viabilizando 1.794 seguros-desemprego. O Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) para pessoas com deficiência também promoveu 18 atendimentos, com 12 indicações para empresas.
Paralelamente, o Centrus da região norte, no Jardim Dona Benta, registrou 9.186 atendimentos, reforçando a descentralização dos serviços.
Segurança Alimentar e Apoio à Agricultura Familiar
A pasta também detalhou os resultados do programa de aquisição de alimentos, que utiliza recursos federais e municipais para promover a inclusão social e econômica dos produtores rurais.
- 65 produtores familiares foram atendidos, gerando R$ 400 mil em receita.
- Foram produzidas e distribuídas 82,3 toneladas de alimentos.
- Os produtos foram doados a 27 entidades, que juntas atenderam 2.502 famílias em situação de insegurança alimentar.
Incentivo ao Turismo e Artesanato em Destaque
O Desenvolvimento Econômico também focou na valorização da identidade cultural e turística de Suzano:
- Turismo: A cidade foi contemplada com o título de Município de Interesse Turístico (MIT) pela Alesp. Além disso, foi lançada a Rota do Yakisoba e iniciada a atualização do Plano Diretor de Turismo em parceria com a USP.
- Artesanato: Foram certificados 75 novos artesãos, que se somaram ao grupo de 380 profissionais ativos cadastrados. A Secretaria organizou 80 feiras no Parque Municipal Max Feffer, além de eventos temáticos no Suzano Shopping e no Glicério Boulevard.
O secretário Mauro Vaz concluiu que o trabalho foi abrangente, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da cidade. “Por meio dos Centrus, pudemos dar o suporte para a população quanto aos diversos serviços oferecidos. Avançamos muito para fortalecer as atividades econômicas da cidade com ações para agricultura, turismo e artesanato”, afirmou o titular da pasta.
As unidades do Centrus estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Crédito das Fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano



