Estudantes da rede municipal de Mogi das Cruzes foram beneficiados no último sábado (25/10) pela Campanha Latino-Americana de Prevenção da Ambliopia 2025. Uma equipe de oftalmologistas voluntários realizou exames de triagem em crianças de 5 anos, público-alvo prioritário, na unidade do CEIM Dr. Carlos Garcia, em Jundiapeba.
A iniciativa de grande relevância é organizada pelo Conselho Latino-Americano de Estrabismo (CLADE), em parceria com o Centro Brasileiro de Estrabismo (CBE). Em Mogi das Cruzes, a ação contou com o fundamental apoio da Prefeitura Municipal e do Lions Club.
Foco no Diagnóstico Precoce
O principal objetivo da campanha, realizada em cerca de 20 países da América Latina, é identificar o quanto antes alterações visuais que, se não tratadas, podem causar perda visual permanente. Em especial, o foco está na ambliopia, popularmente conhecida como “olho preguiçoso”, uma alteração do desenvolvimento da visão que ocorre na infância, muitas vezes sem sintomas visíveis.
A secretária de Educação, Darly Carvalho, ressaltou a importância da parceria: “A campanha foi uma oportunidade importante para fazer o diagnóstico precoce e orientar as famílias. Agradecemos os voluntários pela parceria e pelo apoio no cuidado com as nossas crianças desde a primeira infância”.
Os exames de triagem foram conduzidos por oftalmologistas e estudantes voluntários da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), sob a coordenação do Dr. Rodrigo Ueno Takahagi.
“É um teste simples, que indica como a criança está enxergando em um ou nos dois olhos. As crianças diagnosticadas com baixa visão já são prontamente encaminhadas para algum atendimento oftalmológico especializado. Nessa idade é importante o exame, porque conseguimos ter um tempo para o tratamento, estimulando a visão,” explicou o oftalmologista Dr. Rodrigo.
Atendimento Amplo e Enquadramento Social
A campanha atendeu crianças de cinco Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs):
- CEIM Dr. Carlos Garcia
- CEIM Prof. João Gualberto Mafra Machado
- CEIM Marcus Adalberto Abib
- CEIM Ver. José Marcos Gonçalves
- CEIM Educador Maurício Chermann
Um dos grandes benefícios do projeto é o encaminhamento para o Lions Club, que garante o atendimento e o fornecimento de óculos gratuitamente para as crianças diagnosticadas com necessidade.
“É interessante ter um exame assim para as crianças, achei muito bom”, comentou Rosemeire da Silva França, acompanhando o aluno Heytor Hiroshi Watanabe Rufino, do CEIM Dr. Carlos Garcia.
O sucesso do tratamento da ambliopia está diretamente ligado ao tempo de detecção. Quanto mais cedo é o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação e desenvolvimento completo da visão.
Créditos da Imagem: Divulgação/PMMC



