O distrito de Palmeiras, na região sul de Suzano, será o novo ponto de atendimento da Carreta Rosa da Mamografia. A iniciativa da Secretaria de Saúde de Suzano visa reforçar as ações de combate ao câncer de mama, encerrando a programação especial do “Outubro Rosa” na cidade.
Os atendimentos serão realizados na Paróquia São Francisco de Assis (Rua Crispin Adelino Cardoso, 222 – Recanto Feliz), a partir desta quinta-feira (30/10). A carreta permanecerá no local até, pelo menos, o sábado da próxima semana, dia 8 de novembro. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, com a exceção do feriado de Finados (02/11).
Quem Pode Fazer o Exame e Documentos Necessários:
Mulheres de 40 a 74 anos serão atendidas por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio. É necessário apenas comparecer ao local com:
- Documento de Identidade
- Comprovante de Endereço
- Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS)
Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar o procedimento, mas devem apresentar o pedido médico no momento do atendimento.
Importante: No dia do exame, é fundamental evitar o uso de cosméticos como desodorante, creme e talco na região das mamas e axilas.
Balanço das Ações:
A mesma Carreta Rosa já realizou atendimentos em outros pontos estratégicos da cidade:
- Largo da Feira (Centro): 355 exames realizados (entre 8 e 17 de outubro).
- Clínica da Família Dr. André Cano Garcia (Cidade Boa Vista): 360 exames contabilizados até 25/10 (atendimentos seguem até esta quarta, 29/10).
- Total de exames nos dois pontos: 715 mamografias.
Além da carreta, as ações do “Suzano pela Saúde da Mulher” incluíram o “Dia Rosa” na Clínica da Mulher (com 151 ações) e o “Dia D” (em 18 de outubro), que totalizou 2.101 ações focadas na saúde feminina, abrangendo exames de Papanicolau, ultrassons, eletrocardiogramas, auriculoterapia e vacinação em diversas unidades de saúde.
O secretário de Saúde, Diego Ferreira, destacou que o planejamento especial para outubro foi cumprido, proporcionando “atendimentos nos quatro cantos da cidade”, não apenas para o combate ao câncer de mama, mas em relação aos demais cuidados com a saúde feminina.
Créditos das Fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano.
 
            

 
																																		 
                         
                            
